Casa da Cultura promove ‘Cantata para Resende’ neste sábado

0

RESENDE

Resende completa neste sábado, dia 13, 171 anos de elevação da categoria de Vila à cidade. Em celebração, no sábado a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda promoverá a ‘Cantata a Resende’, às 18 horas, no interior da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz, na Praça Oliveira Botelho, no Centro. O evento será executado pelo Coral e Orquestra de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), sob a regência do maestro resendense Antônio Gastão. O evento é aberto ao público.

A Orquestra da UCP participa da homenagem a Resende, na Igreja Matriz

O repertório da celebração inclui as seguintes composições: Stabat Mater, com a solista Michele Ramos; Haec Dies II, com as solistas Michele Ramos e Isabella Limonge; e Cantata pelos 200 anos de Resende (2001), com as solistas Michele e Manolo Bittencourt. A cantata tem a sequência: Abertura; Invocação; Os Puris; Os Bandeirantes; e Os Imigrantes. “Vamos comemorar um marco histórico importante do nosso município, bem como a chegada da missão bandeirante em 1744. Em 1747, ficou estabelecido o Curato de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova. Em 1756, com o crescimento da agricultura e estratégica localização, o povoado passou a ser categoria de Freguesia. No dia 29 de setembro de 1801, tornou-se Vila de Resende”, conta o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan.

A apresentação ‘Cantata a Resende’ será no interior da Igreja Matriz, sábado, às 18 horas

Na época, a localidade foi impulsionada pela economia cafeeira, a elevação aconteceu em 1848. “No dia 13 de julho de 1848, por meio do decreto número 438, Felisberto Caldeira Brant Pontes, que era Visconde de Barbacena e presidente da Província do Rio de Janeiro, resolveu a elevação de Vila para Cidade de Resende”, disse, lembrando que o Auto de Proclamação ocorreu no dia 27 de agosto de 1848, no Paço da Câmara Municipal.

Segundo Thiago Zaidan, o evento com música clássica é uma novidade ao público resendense. “Acho muito importante que o público tenha acesso à música clássica! O concerto será dentro da igreja, como costuma acontecer em cidades de Minas Gerais. É uma grande oportunidade para a população assistir a uma linda apresentação de coral e orquestra em Resende”, salientou.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !