PARATY
A Casa da Cultura recebe até o próximo dia 20 de março no Salão Nobre a exposição ‘Festas de Paraty’. A entrada é franca e o local funciona de terça a sábado, das 11 às 19 horas e aos domingos, das 15 às 19 horas.
Paraty é cidade festeira por natureza. As festas tradicionais tem a religiosidade e a alegria com base, algumas remontam a séculos atrás. A abertura da exposição contou com alegria da Banda Santa Cecília, que embala a cidade tanto nas procissões como no carnaval de rua. Destaque para as belíssimas cortinas bordadas do artista plástico Naif Julio Paraty.
A Casa da Cultura de Paraty é um espaço para todas as manifestações artísticas e culturais. O sobrado, localizado no Centro Histórico de Paraty, data de 1754 e funciona como centro cultural desde 2004. Tem auditório, café, livraria, pátio e sala de exposições. O segundo piso é ocupado por uma exposição permanente, idealizada pela cenógrafa e produtora teatral Bia Lessa. A programação inclui apresentações de teatro, exposições temporárias, shows e concertos, sessões de cineclube, saraus e lançamentos de livros.
A casa é administrada pela própria comunidade, numa organização não governamental composta por associações culturais, de moradores e de cidadãos em geral.