ITATIAIA
Seguem até o final de outubro o cadastramento dos artesãos do município. O objetivo é organizar a representatividade local nos espaços, eventos e cursos abertos pela assessoria e contribuir para o cadastramento do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.
O cadastro pode ser feito na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, de 8 ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas. No ato da inscrição é necessário informar nome e sobrenome, endereço e contato. A Casa da Cultura fica na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, Centro.
O programa do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio), é responsável pela emissão da Carteira Nacional de Artesão/Trabalhador Manual e tem a finalidade de reconhecer o artesanato local como uma atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo.
Segundo o Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, considera-se artesanato tudo aquilo que é feito de maneira manual e não industrial. “Nossa intenção é reconhecer quem produz artesanato na cidade, além de torná-lo característico do nosso município, levando em consideração nossa cultura, identidade e história. Este cadastro proporcionará ao artesão a participação em oficinas, workshops, feiras e amostras. Após o cadastro municipal iremos entrar em contato com a TurisRio para que os artesãos de Itatiaia tenham acesso a identidade profissional e esse será um grande ganho para a cidade”, explicou Fioratto.