PARATY
Serão abertas na próxima sexta-feira, dia 5, as inscrições para o Curso de Bordado em Pintura de Agulha. A iniciativa é uma realização da Casa da Cultura , em parceria com a marca Thayná, a técnica artesanal reconhecida pela delicadeza e complexidade, dentro da programação da Casa das Artes. São 20 vagas disponíveis para candidatos a partir de 18 anos. Cada participante receberá um kit de materiais e, ao final, concluirá uma peça própria.
As inscrições devem ser feitas no site www.casadaculturaparaty.org/blog. O objetivo do curso é gerar oportunidades econômicas para as alunas e resgatar vínculos com a cidade onde a artista nasceu e foi criada.
O curso intensivo terá duração de um mês, em outubro, com três aulas semanais, ministradas pela bordadeira Fernanda Queiroz, da Fê Artes, parceira de Thayná. O tema escolhido foram os pássaros da Mata Atlântica, símbolo da marca. Fernanda, jornalista por formação, apaixonou-se pelo bordado da fauna e flora do cerrado e Mata Atlântica e é considerada uma das maiores bordadeiras do Brasil. Com ponto detalhista, dedica-se a ensinar e perpetuar as belezas da natureza brasileira, como as Saíras-Sete-Cores, que já representou diversas vezes nas peças da Thayna Caiçara.
A iniciativa de Thayná, fundadora e diretora criativa da marca, parte do desejo de gerar oportunidades e resgatar vínculos com a cidade onde nasceu e foi criada. Thayná deixou Paraty aos 27 anos e construiu carreira internacional no universo da moda, passando por São Paulo, Paris e grandes passarelas. Ela conta que foi justamente na Casa que ela encontrou seus primeiros espaços de expressão, quando participava de corais e atividades artísticas.
A presença da própria Thayná em Paraty está prevista para novembro, quando ela participa de uma roda de conversa com jovens no evento ‘Inspirar Para o Futuro’ e da abertura de uma exposição com as peças produzidas pelas alunas no espaço da Casa das Artes de Paraty, na Casa da Cultura.