Casa Claudionor Rosa celebra o Dia do Livro em Resende

Por Carol Macedo
diadolivro

RESENDE

No dia 29 de outubro, em celebração ao Dia Nacional do Livro, a Casa Claudionor Rosa realizou um evento memorável no Espaço Z de Cultura, localizado no centro histórico de Resende. A programação contou com uma exposição de obras de autores clássicos da literatura nacional, livros raros e lançamentos contemporâneos, atraindo um público diverso e interessado na valorização da cultura literária.

Durante o dia, os visitantes, professores e estudantes, puderam participar de sessões de autógrafos com os escritores Letícia Alvares, Virgínia Calaes e Luiz Lindão, que também apresentou artigos do Museu do Lindão. O escritor e fotógrafo João Sabóia lançou a versão digital dos Jogos Florais de Resende, iniciativa que marcou época na literatura local nos anos de 2013 e 2014. Segundo Sabóia, a digitalização tem como objetivo preservar a memória desse movimento cultural e torná-lo acessível às novas gerações. “São mais de oitenta poetas que Resende lançou e que estarão disponíveis para novos leitores” informa Sabóia.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a entrega oficial de um novo patrimônio à Casa Claudionor Rosa: o tabuleiro de xadrez que teria pertencido ao escritor Machado de Assis. A peça foi anunciada originalmente no antiquário Copacabana como sendo a mesa onde o autor jogava. Após o falecimento do proprietário do antiquário em 2022, sua filha repassou o acervo para Beth Rosa, que gentilmente fez a doação à Casa Claudionor Rosa. O jornalista e professor de xadrez Nides Freitas fez a entrega e destacou que agora qualquer visitante poderá viver a experiência de jogar no tabuleiro do bruxo do Cosme Velho.

Encerrando a noite, o evento contou com um sarau poético comandado pela contadora de histórias Maria Violante e convidados, seguido por um show do músico Marcelo Grecco, que apresentou o melhor da Música Popular Brasileira. O presidente da Casa Claudionor Rosa, Luciano Rosa, ressaltou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da vida cultural da cidade: “Eventos assim devem ser constantes em nossa cidade, para que o público tenha contato com obras e autores, e para que possamos preservar a memória e recolocar o centro histórico como palco da vida cultural de Resende.” Ele também anunciou que novas atividades já estão sendo programadas com esse propósito.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos