>
728x90 vacina (1)

Carteiros da Agência dos Correios de Resende prosseguem em greve

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

Os carteiros da Agência dos Correios de Resende permanecem em greve reivindicando melhores condições de trabalho no setor do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD). Nesta quarta-feira, 20, a categoria aguardava instruções sindicais da reunião entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) e a Administração Central dos Correios, em Brasília-DF para deliberar sobre o movimento.

Os carteiros pedem a contratação de novos trabalhadores para agilizar a demanda de entregas na Agência de Resende, responsável por Resende, Itatiaia e Porto Real. Além disso, pedem instalações adequadas para o serviço no CDD e que os funcionários em greve não tenham os dias parados descontados na folha salarial.

Segundo o Sintect-RJ, do encontro em Brasília foi encaminhada à Resende a proposta de abater 50% dos dias paralisados na folha salarial dos trabalhadores em greve, e a promessa de que ao menos nove trabalhadores temporários (MOTs) seriam destinados para auxiliar os carteiros na agência de Resende. A representação regional do Sintect colocou a pauta em discussão e votação em nova assembleia, nesta manhã, em Resende, com os carteiros grevistas, na Praça da Concórdia. A categoria decidiu seguir em greve, entendendo que a promessa de novos profissionais terceirizados foi realizada anteriormente e não cumprida e que todos lutam por condição e trabalho e já terão os dias paralisados compensados futuramente com trabalho extra, atendendo a alta demanda de encomendas que se acumulam aguardando entrega.

 

Fila de veículos dos Correios na Praça da Concórdia, durante a greve na agência Resende

Segundo Esmeralci Silva, representante do Sintect-RJ no Sul Fluminense, a categoria luta por condições de trabalho eficiente e teme não ter sua demanda atendida novamente. “Os carteiros de Resende estão em greve desde o dia 5, no dia 13 reiteraram isso durante assembleia projetando possível retorno no dia 18, quando havia a promessa de que Resende receberia nove trabalhadores contratados. Nada ocorreu, o Sintect levou a situação à Brasília e hoje tivemos a proposta de desconto de 50% dos dias de greve e que dia 26 os MOTs enfim chegarão para auxiliar os carteiros daqui. A questão da estrutura da unidade nem foi citada ainda. Levamos a proposta para assembleia e os profissionais deliberaram manter a greve, pois suas reivindicações não foram cumpridas: queremos isenção do desconto dos dias parados dos grevistas, mais trabalhadores contratados e melhores condições na estrutura da agência. Portanto, a greve segue até realizarmos nova assembleia, dia 26”, frisa o sindicalista.


DEMANDA ACUMULADA

Enquanto a greve persiste o único serviço realizado pelos carteiros da Agência de Resende é a entrega de sedex. Segundo Halison Nunes, carteiro da agência local que representa a categoria junto do Sintect, em Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (Benfica) constam quase 15 mil encomendas e outras 90 mil correspondências paradas para serem entregues nas áreas de abrangência do CDD de Resende. “Nossa luta é pela melhoria na condição de trabalho, agilidade e eficiência a favor da população. A empresa parece não se importar com isso, cresce o volume de entregas, mas o carteiro não pode ser punido com dias descontados durante a greve e também precisamos de mais mão de obra. Já prometeram nove MOTs para o dia 18 e não cumpriram, vamos aguardar até o dia 26. Ainda assim, que eles venham a situação se ameniza até o fim do ano, pois terão contrato de três meses com possibilidade de prorrogação por mais três. Os dias parados serão compensados com mais serviços, a demanda de entregas é alta. Estamos colocando a situação financeira de nossas famílias em risco, buscando condições de trabalho”, comenta o profissional. Segundo o Sintect, Resende conta com 22 carteiros e o total ideal seria de 49 profissionais.

NEGOCIAÇÃO

A reportagem fez contato com a direção dos Correios para comentar a situação em Resende. Através de nota a assessoria de imprensa informou que “os Correios apresentaram uma proposta de desconto de metade dos dias paralisados e compensação da outra metade. No entanto, os empregados rejeitaram a proposta e decidiram continuar a paralisação. Até a próxima semana está prevista a chegada de novos trabalhadores na unidade para reforçar a equipe. A empresa seguirá em diálogo com os empregados”, frisa.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos