Carretas do Conhecimento da Fundação Grupo Volkswagen chegam a Resende

0

RESENDE

Com o objetivo é oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para pessoas da comunidade, pela  primeira vez, a Fundação Grupo Volkswagen está levando o projeto Carretas do Conhecimento para o Estado.

Em parceria com a Firjan SENAI Resende, serão ofertadas 200 vagas em 10 opções de cursos. Em Resende, a carreta está localizada a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma das empresas do Grupo VW que fazem parte da governança da Fundação.

As aulas começam em agosto e haverá opções de cursos até o mês de dezembro. A carga horária varia de 20 a 100 horas, com turmas de manhã, à tarde ou à noite, a depender do curso. O projeto será no formato presencial. Porém, em virtude da pandemia da Covid-19, as formações iniciais não serão realizadas nas carretas, mas dentro da escola da Firjan SENAI Resende, com distanciamento e seguindo os protocolos de saúde. Para 2021, serão oferecidos cursos nas áreas Automotiva, Elétrica, Mecânica e Panificação.

Inscrições

As inscrições para os cursos de ‘Introdução ao Polimento de Automóveis’ e ‘Introdução ao Sistema de Injeção Eletrônica Motores Ciclo Otto’ estão abertas e serão encerradas quando o número máximo for atingido. As aulas têm início previsto em 16 de agosto.

As formações são voltadas para maiores de 16 anos, com Ensino Fundamental completo e priorizam cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção será feita pela Firjan SENAI Resende e os selecionados serão divulgados no dia 10 de agosto, a partir das 15 horas, na portaria da Firjan. As etapas de análise documental e matrícula devem acontecer de 11 a 13 de agosto.

Novos cursos serão oferecidos nos próximos meses. Informações poderão ser obtidas na Firjan SENAI Resende, pelo telefone (24) 3354-9990.

Carretas do Conhecimento

As carretas são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas, para a realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. O objetivo é promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio da formação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã e desenvolvimento e aprimoramento das competências socioemocionais. Além de Resende (RJ), o projeto também acontece no Estado de São Paulo, realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Senai-SP, e no Paraná, em conjunto com a Volkswagen do Brasil, Governo do Estado, Fundação e Senai-PR.

 

 

 

Deixe um Comentário