Carreata em Resende pede a reabertura do comércio

0

RESENDE

Um grupo de motoristas promoveu na manhã desta sexta-feira, 27, pelas ruas dos principais centros comerciais de Resende, uma carreata alertando as autoridades municipais para a importância da abertura do comércio. Os participantes percorreram bairros como Manejo, Comercial e Campos Elíseos.

Devido às medidas de isolamento social, com o fluxo de trânsito reduzido, não houve congestionamento ou transtornos pela manifestação pacífica. O movimento foi combinado através das redes sociais, na quinta-feira, 26, um dia após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em rede nacional advertindo que as medidas de isolamento e fechamento do comércio, por exemplo, prejudicam a economia. Os participantes temem a redução do emprego no setor e pedem a reabertura das lojas.

A fila de veículos ocupou as ruas da cidade na manhã desta sexta-feira – Redes Sociais

Em Resende, vigora desde o dia 20, decreto municipal com novo expediente do comércio varejista. A determinação inicial de expediente de seis horas, com padrão das 12 às 18 horas em dias úteis e das 8 às 14 horas, aos sábados, foi acatada pelos representantes de entidades como Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Resende Itatiaia), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende (Aciar), Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Sindicato dos Empregados do Comércio e diretorias dos shoppings do município.

Posteriormente, houve novo decreto municipal com a determinação para o fechamento total do comércio. A decisão do dia 20, estipulou o fechamento total do setor a partir do sábado, dia 21. Foi determinado o fechamento, por 15 dias, também de templos religiosos, lojas de conveniência e do Mercado Popular, no Centro. A exceção do comércio foram restaurantes, postos de gasolina, farmácias, clínicas médicas, empresas de alimentação, supermercados e aqueles que operam no sistema de delivery.

No domingo, dia 22, novo decreto foi publicado. Ele determinou, a partir do dia 23, a suspensão das atividades prestadas por meio do atendimento presencial nas agências bancárias, com exceção, apenas, dos sistemas de autoatendimento (caixas eletrônicos) e redes de cartão de credito e débito, incluído o desbloqueio e cadastramento de senha dos referidos cartões. As instituições financeiras devem garantir a compensação bancária regular (interna).  Devem ainda atuar de modo a não causar desabastecimento de numerário nos caixas eletrônicos, sob pena das medidas cabíveis à espécie.

As lojas seguem fechadas como medidas de prevenção contra o coronavírus – Idelfonso Pinheiro

Nos supermercados, caso tenham estrutura e logística adequadas, os estabelecimentos devem priorizar entregas em domicílio, e devem disponibilizar a retirada no local dos produtos solicitados por meio de aplicativos ou outro meio que possibilite a compra de gêneros alimentícios à distância. Os estabelecimentos que estiverem em funcionamento deverão estabelecer fluxo contínuo de entrada e saída de clientes observando o limite de clientes nas áreas livres de circulação, resguardando a distância mínima de dois metros. Os estabelecimentos autorizados a funcionar pela legislação devem manter estrutura mínima de pessoal adequado e o mínimo de 80% dos caixas em funcionamento, com objetivo de prevenir filas e manter melhor organização na entrada dos estabelecimentos. Devem também disponibilizar aos funcionários e clientes lavatórios com água e sabão, fornecer sanitizantes como álcool 70% ou outros adequados a atividade, entre outras medidas de prevenção e precauções.

Para as lotéricas, os estabelecimentos que estiverem em funcionamento deverão estabelecer fluxo contínuo de entrada e saída de clientes observando o limite de clientes nas áreas livres de circulação, resguardando a distância mínima de dois metros. Também limitou a 30% a ocupação em hotéis e pousadas no município de Resende, os quais estão localizados na área central e bairros. A partir do dia 23, determinou fechar todos os hotéis e pousadas no município, os quais estão localizados nos Distritos e regiões turísticas( Serrinha do Alambari, Capelinha, Visconde de Mauá, Engenheiro Passos, Rio Preto, Vargem Grande, Fumaça e Jacuba). As determinações no decreto vigorarão até o dia 15 de abril, podendo ser prorrogadas por meio de ato executivo.

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO

Em relação ao manifesto desta sexta-feira, a Prefeitura de Resende informou que o prefeito Diogo Balieiro e os representantes do comércio devem realizar novas reuniões para a avaliar os procedimentos de enfrentamento ao coronavírus. Novas medidas podem ocorrer em relação ao comércio.

Uma reunião, sem local e hora confirmados pelo governo, deve provavelmente acontecer nesta sexta-feira. A partir do encontro, não está descartada a criação de novo decreto municipal.

COMUNICADO CONJUNTO DA CDL E SICOMÉRCIO

Em comunicado conjunto, o presidente da CDL Resende Itatiaia, Victor Gonçalves, e o presidente do Sicomércio Resende, Alberto Halpern, confirmaram uma reunião com as autoridades municipais para tratar sobre as medidas preventivas contra o coronavírus abrangendo o comércio. De antemão, pediram para que todos cuidem da saúde e aguardem novas informações. “Estamos preocupados com a saúde de nossos empresários e de nossa população. Os órgãos de saúde recomendam ainda o isolamento como prevenção ao coronavírus (Covid-19). Sendo assim, solicitamos que mantenham os cuidados com a prevenção e aguardem novas informações”, frisa o comunicado.

EVENTOS REGIONAIS

E manifestações semelhantes com carreata pedindo a reabertura do comércio estão previstas ainda para outras cidades da região. Em Volta Redonda, manifestantes vão realizar ato concentrando a partir da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, neste sábado, dia 28, às 9 horas. No mesmo dia e horário, em Barra Mansa, está previsto ato com concentração de veículos na Avenida Joaquim Leite, no Centro.

Deixe um Comentário