Carnaval favorece as vendas e oferta de serviços empreendedores

0

AGULHAS NEGRAS

O carnaval é um período que favorece novas oportunidades para fidelizar clientes e aumentar as vendas. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) as datas sazonais como o carnaval servem para potencializar empreendimentos e novos negócios.

O carnaval potencializa o fluxo de consumidores, especialmente nos segmentos de comércio varejista e de serviços, além do turismo. O comerciante Joaquim Chagas, proprietário de uma lanchonete em Resende projeta levar tenda com churrasqueiras, coolers e isopor para explorar a venda de espetinhos e bebidas nas cidades com programação de carnaval na região. “Adotamos decoração temática de carnaval na lanchonete, onde servimos diariamente os espetinhos e bebidas, agora com som de marchinhas e samba-enredo. Nos dias de carnaval quero estar aonde houver gente brincando o carnaval: montar barraca, churrasqueiras e isopor pra vender espetinhos e bebidas. Há alguns anos faço isso em fevereiro e o lucro é garantido”, comenta o microempreendedor individual.

Pedrarias são algumas das opções de maquiagem para o carnaval – Divulgação

Para quem trabalha com roupas e estética o carnaval também promete ampliar a renda. É alta a procura por reparo ou criação de fantasias, além de itens para compor o visual. Atrelado a isso, a maquiagem e penteados levam vários clientes aos salões de beleza. “O grande desafio da maquiagem para o carnaval além de renovar a pessoal é que seja duradoura. Eu utilizo produtos resistentes à água e o suor. Espero aumentar o faturamento em 20%”, conta Bianca Varoni, de Penedo.

Em Resende, o proprietário de um salão de beleza espera fechar fevereiro com lucro superior a janeiro devido ao carnaval. “Unhas com gel, definição de sobrancelhas, cortes, pinturas e até a barba modelada. Os clientes querem elevar a autoestima e a agenda para sexta-feira e sábado tá lotada! É a hora de faturar e a minha expectativa é que fevereiro gere ao menos uns 15% de lucro perante janeiro por causa do carnaval”, comenta.

As unhas em várias cores e estilos, são tendência para 2020 – Divulgação

REDES SOCIAIS

O Sebrae orienta que o empreendedor destaque sua marca nas mercadorias e serviços que oferece. As mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas, as postagens contendo fotos e vídeos do ‘antes’ e o ‘depois’ do cliente é um passo importante. A depiladora e manicure Elisângela Soares conta que a clientela nesta época cresce em torno de 30%. “Costumo brincar que em época de festa todo mundo quer ficar bonito. As mulheres e homens se depilam pra exigir o corpo no carnaval. Ninguém quer ter unhas a fazer, a fila ta grande e decidi atender também na parte da tarde, no sábado. O mês será rentável, e nessa época de carnaval a procura aumentou uns 30%”, informa.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !