VOLTA REDONDA
Faltando poucos dias para a folga prolongada de carnaval, o comércio vem registrando um aumento nas vendas de até 5% em relação a outros meses do ano sem datas comemorativas. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), um dos motivos são os blocos que animam os foliões nesse período que antecede à data.
De acordo com o presidente da CDL-VR, Giovane Freitas Ferreira, os setores especializados em acessórios, adereços e roupas mais leves são os que mais registaram movimento. “A venda para o carnaval começa antes, porque as pessoas compram os adereços para as fantasias, roupas mais confortáveis, ainda mais com esse calor, para poder aproveitar a folia. E quem viaja também antecipa as compras para evitar filas quando vão para o litoral, por exemplo, uma vez que nesses locais há superlotação turística, principalmente, no caso de supermercados. O ideal é já viajar com os principais itens comprados para evitar desgaste”, explica.
De acordo com ele, para quem não viaja, a cidade também oferece opções de lazer, como shoppings com praças de alimentação, cinemas e uma programação voltada para a data, além do Zoológico Municipal, ente outras alternativas. De acordo com o presidente da entidade, as altas temperaturas também têm contribuído para o faturamento de alguns segmentos, como os de bebidas, sorveterias, casas de suco e ventiladores. “Estamos vivendo um verão mais quente e é fundamental se hidratar mais, buscar ingerir alimentos mais frios e usar roupas mais leves, além do uso do protetor solar. Tanto o carnaval quanto o verão têm ajudado a aumentar as vendas”, reforça.
Já, o Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Volta Redonda, o Sicomércio-VR, informou que, no dia 04 de março, feriado de Carnaval, o comércio de rua poderá funcionar, ficando a critério das empresas a abertura. Para abrir, é preciso ter o Termo de Autorização, que deverá ser feito junto à entidade, caso contrário à empresa será autuada conforme Portaria 3.655/2023 que entrou em vigência em 01/01/2025.
Os shoppings seguem com programação especial. Para saber o horário, de terça-feira, é preciso acessar as redes sociais. Já os supermercados seguem os horários normais praticados durante a semana e os mesmos de finais de semana também no feriado.
O presidente do Sicomércio-VR, Levi Freitas, destaca que nos demais dias, que antecedem à data (sábado, domingo e segunda), o horário é normal. “Temos visto um bom movimento nas lojas antes da data, os blocos na cidade ajudam a movimentar, valorizam os artistas locais e atraem foliões de outros municípios, elevando o fluxo de pessoas em Volta Redonda. Acreditamos que a maior festa popular do país contribui para um aumento nas vendas, chegando próximo aos 5%, aqui na nossa região”, conclui.