Carnaval altera horário de bancos, repartições públicas e comércio

0

SUL FLUMINENSE

As instituições financeiras, comércio e repartições públicas terão expediente alterado em virtude do Carnaval, comemorado na terça-feira, dia 25. Com o fim de semana prolongado o contribuinte deve ficar atento ao funcionamento de bancos, prefeituras e até o comércio. No Estado do Rio, a terça-feira de Carnaval é declarada feriado estadual por meio da Lei nº 5.243/08.

Fundamental para as ações financeiras como pagamento de boletos, saques, depósitos ou compensação de valores, os bancos terão expediente reduzido com agências fechadas até a Quarta-feira de Cinzas. A Federação Brasileira de Bancos confirmou que na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 24 e 25, não haverá atendimento ao público nas agências. Na Quarta-feira de Cinzas, dia 26, o início do expediente será às 12 horas, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15 horas, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento. A norma abrange todas as instituições bancárias, públicas, federais ou privadas como, por exemplo, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e Sicredi.

REPARTIÇÕES PÚBLICAS

O Governo do Estado decretou ponto facultativo nas repartições estaduais em virtude do Carnaval. Segundo o Decreto nº 46.942 assinado pelo governador Wilson Witzel e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 18, é ponto facultativo nas repartições públicas da capital nesta sexta-feira, dia 21. E para todas as demais repartições do estado, nos dias 24 e 26. No caso do Detran RJ, por exemplo, nos dias 24 (segunda-feira) e 26 (quarta-feira), não haverá expediente em nenhuma unidade do departamento.

Como ocorre no Governo do Estado, as prefeituras decretaram ponto facultativo em suas repartições nos dias 24 e 26. É o caso da Prefeitura de Itatiaia, por meio Decreto nº 3.391/2020, citando o fim do expediente nesta sexta-feira, 21, e o retorno na quinta-feira, dia 27.

A Prefeitura de Barra Mansa terá expediente até o meio-dia neste dia 21 e ponto facultativo nos dias 24 e 26

Em Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable assegurou que o expediente nessa sexta-feira, dia 21, será mais curto: até o meio-dia. As repartições municipais estarão em ponto facultativo nos dias 24 e 26, com expediente retornando na quinta, dia 27, às 8 horas.

COMÉRCIO FUNCIONA NORMALMENTE

Como o Carnaval é um feriado estadual, o empresário lojista tem como critério definir por sua livre iniciativa como será o funcionamento do seu estabelecimento durante os dias de Carnaval. De forma geral, não há alteração sobre redução de expediente e assim, lojas, supermercados, farmácias e outros segmentos do setor devem ter portas fechadas somente no dia 25.

O comércio vai funcionar durante o Carnaval conforme critério de cada empresário lojista

Assim, de sábado a segunda-feira, dias 22 a 24, respectivamente, as lojas podem funcionar conforme conveniência do proprietário. No clima da folia, muitos patrões combinam a folga compensatória no quadro de horas com o trabalhador, principalmente na segunda-feira, projetando retorno ao meio-dia no dia 26, Quarta-feira de Cinzas.

SHOPPINGS

Nos shoppings, a rotina de Carnaval é distinta, conforme normas da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. Os shoppings terão alteração de horário de funcionamento de lojas e praças de alimentação e lazer. Entre os dias 22, 24 as lojas dos shoppings funcionarão das 10 às 22 horas. Em shoppings da região, no dia 25 o funcionamento é facultativo.

O Resende Shopping terá lojas fechadas durante o feriado de Carnaval, dia 25

No dia 25, o PatioMix Resende terá lojas abertas entre 15 e 21 horas, por exemplo. Já o Resende Shopping não terá lojas abertas na terça-fera, mas manterá a praça de alimentação em atividade entre 12 e 22 horas. Em Volta Redonda, o Park Sul, por exemplo, as lojas funcionam de segunda a sábado das 10 às 22 horas e aos domingos e feriados das 14 às 20 horas.

Na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, a grande maioria das lojas nos shoppings abrirá às 10 horas e outras poderão abrir a partir do meio-dia. “É importante ressaltar que o horário de funcionamento das lojas é facultativo no feriado de Carnaval, portanto, o horário pode variar. Chegamos nessa informação após colher informações com as grandes administradoras de shoppings.”, afirma Luís Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop.

error: Conteúdo protegido !