BARRA MANSA
Com o objetivo de cursos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade, o município recebe a ‘Caravana + Qualifica Rio’. Até o dia 20 deste mês, as inscritas poderão participar de cursos de Empreendedorismo; Empreendedorismo para Delivery; Maquiagem; Trança; e Inclusão Digital. As inscrições são feitas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Uma carreta adaptada está no Parque da Cidade, onde os cursos serão ministrados.
O principal objetivo é promover o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira. Cada curso terá duração de apenas um dia, permitindo que as participantes escolham a formação desejada e participem em apenas um dos dias. Haverá área kids e lanche para as participantes.
A ação no município é fruto de uma parceria da prefeitura, por meio das Secretarias da Pessoa com Deficiência e de Assistência Social e Direitos Humanos, com o Governo Federal, o Instituto Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, Ciência, Tecnologia e Inovação (Ibratec) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
O evento de abertura contou com a presença do prefeito Luiz Furlani, da vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana de Oliveira Alves; da secretária de Assistência Social e Direitos, Joseane Ricarte; da presidente Instituto Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, Ciência, Tecnologia e Inovação (Ibratec), Aline Felix; e do diretor de Operações Imobiliárias (Cehab) Michell Verdejo, representando a deputada federal e idealizador do projeto, Dani Cunha.
O prefeito Furlani, enfatiza que seu governo objetiva dar voz as mulheres. “Somos um governo que reconhece a força da mulher, reconhecemos sua importância. A sociedade machista e covarde não aceita a mulher independente, a palavra é clara, a mulher sábia edifica o lar, o sucesso de um relacionamento e da sociedade passa pela independência da mulher. Dani Cunha trouxe duas arenas esportivas para a cidade, e destinou neste ano R$ 5 milhões para investimento na nossa saúde”, cita.
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar da iniciativa mulheres a partir de 16 anos e em situação de vulnerabilidade social. Até o dia 20, uma carreta adaptada estará no Parque da Cidade para a realização das atividades que acontecem das 9 às 18 horas, com pausa para almoço entre 12 e 13 horas.