BARRA MANSA
Entre os dias 17 a 21 de abril a cidade de Lisboa, em Portugal, sediará um dos maiores encontros de capoeira do mundo, o Festival Europeu da Arte da Capoeira e, representando Barra Mansa, um grupo que faz parte do Abadá Capoeira, na cidade, embarcou nesta sexta-feira para a capital europeia para participar da competição. Dentro do festival acontecerá a 26ª edição dos Jogos Europeus e a 5ª dos Jogos Euro-Brasileiros e, segundo Luiz Carlos Rocha, o mestrando Pretinho, os 14 profissionais que estão à caminho do evento estão muito otimistas com a oportunidade.
Conforme disse Pretinho, ao A VOZ DA CIDADE, as atividades no festival serão conduzidas por mestres renomados do Abadá Capoeira e, para essa competição, os capoeiristas de Barra Mansa, além de um de Volta Redonda e Quatis, foram escolhidos através de um processo classificatório.
“É uma competição que vai reunir mais de 90 países em que o Abadá Capoeira está situado. Representantes de todos esses países, assim como nós, estão a caminho de Portugal, onde, além dos Jogos Europeus, também vai acontecer o Jogos Euro-Brasileiros, que é a competição dos brasileiros que saíram do Brasil para trabalhar fora e vivem na Europa”, explicou o mestrando.
Sobre a importância de participar de um evento como esse, Pretinho disse que o principal objetivo é poder oferecer uma perspectiva para meninos e meninas que ainda estão iniciando na capoeira, deixando a mensagem que é possível ser campeão e deixar o país para conquistarem o que desejam. “Os meninos e meninas que estão indo competir saíram lá de baixo, começaram lá embaixo mesmo, saíram da comunidade e acreditaram na capoeira. Treinaram e hoje estão indo para fora do país, inclusive para ver o Brasil de fora, para aprender, dar mais valor à família, dar mais valor no que tem. Essa é a nossa ideia, é a mensagem que nós vamos deixar na volta”, enfatizou o mestrando.
Barra Mansa bem representada
De acordo com Pretinho, Barra Mansa está muito bem representada por seus capoeiristas e por ter tantos campeões, o que pôde ser observado durante a competição que serviu para preparar os alunos que estão indo para Portugal.
“A nossa expectativa com esses capoeiristas é das melhores. Eu tenho certeza que a nossa viagem começa e vai terminar muito bem, porque vamos deixar uma mensagem muito importante para aqueles que estão indo e para os que estão ficando. Nós saímos da sede nesta sexta-feira e deixamos alunos nossos chorando, com vontade de ir, e eu disse a eles: se preparam que na próximo vocês também irão com a gente”, disse Pretinho.