– O Sine Resende oferta diariamente dezenas de vagas de empregos, mas notou que algumas vagas não estavam sendo preenchidas por faltar mão de obra qualificada, portanto, o projeto agora ganha mais força ao dialogar com o Sine e produzir uma agenda de cursos voltada para suas demandas de oferta de emprego, diz o diretor da Estácio em Resende, Adilson Samora.
Em julho serão ofertados cursos de noções básicas de hotelaria, de técnicas de segurança do trabalho, serviço de garçom e cozinha (manuseio e cuidado com alimentos e dicas de receitas); atendimento ao cliente, empreendedorismo, vendas, logística e telemarketing. Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a oferta de qualificação gratuita é um grande passo rumo à retomada dos empregos no município após os impactos da pandemia.
– Estamos em um período muito importante de retomada dos postos de trabalho após muitas mudanças geradas pela pandemia. A gestão municipal aposta em parcerias como a do Capacita Resende para apoiar os profissionais do município e proporcionar melhores condições, através da qualificação, para serem inseridos no mercado de trabalho. É importante destacar que são oportunidades gratuitas e que qualquer um pode usufruir. A gestão municipal continua trabalhando e buscando novas formas de amparar a população nesse momento que é de união e cooperação – comentou o prefeito.
As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/
Os cursos do Capacita Resende são voltados para jovens e adultos de baixa renda, estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior de instituições públicas, servidores públicos e demais interessados em atualizar seu currículo para ingressar no mercado de trabalho.
– É voltado também a trabalhadores que tiveram sua vida impactada pela pandemia. Muita gente perdeu o emprego e muitos não estão conseguindo voltar ao mercado de trabalho em suas funções anteriores. Esta é uma oportunidade para essas pessoas pensarem em ter novas capacitações que atendam às demandas atuais de vagas de emprego, acrescenta o diretor da Estácio.
Os cursos de desenvolvimento e capacitação do projeto tiveram início em março e por eles já passaram mais de 350 pessoas, entre os 20 cursos ofertados até junho, como cuidador de idosos e monitor de creche.
A capacitação é ministrada por professores da Estácio e a partir de julho passa a contar também com colaboradores da instituição de ensino e profissionais convidados atuantes no mercado, todos trabalhando de forma voluntária. Os cursos são de curta duração e, ao final, os participantes recebem um certificado.
Agenda de cursos de julho
Dia 03/07 (sábado) – 10h30 a 12h30 – Noções básicas de Hotelaria
Com Oydil Figueiredo, professor da Estácio –
Dia 10/07 (sábado) – 9h às 11h – Empreendedorismo
Com Mauro Chinellato, superintende Administrativo e Recursos Próprios da Unimed Resende
Dia 16/07 (sexta-feira) – 10h às 12h – Noções básicas de Cozinha (Manuseio e cuidados com os alimentos, e dicas de receitas)
Com Thais Pontes, professora da Estácio
Dia 16/07 (sexta) – 19h às 21h – Logística
Com Uanderson Rebula, professor da Estácio
Dia 17/07 (sábado) – 9h às 11h – Noções básicas de técnicas de Segurança do Trabalho
Com Cristiane Rodrigues, professora da Estácio
Dia 17/07 (sábado) – 10h às 12h – Vendas externas
Com Agostinho Netto, consultor comercial da Estácio
Dia 20/07 (terça) – 19h às 21h – Telemarketing
Com Ariani Nunes, consultora comercial da Estácio
Dia 24/07 (sábado) – 9h30 a 10h30 – Atendimento ao cliente
Com Lara Alvarez de Almeida, responsável pelo setor Comercial da Estácio
Dia 31/07 (sábado) – 09h às 11h – Noções básicas de serviço de garçom
Com o profissional Orgelio André Correia