Capacita Jovem reúne estudantes e estagiários com palestras e orientação, em Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS

Quase 200 jovens participaram, nesta terça-feira, 28, no salão superior da Casa Larangeiras, do Capacita Jovem, evento realizado em dois turnos pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania (Secretaria Executiva de Assistência Social), via Coordenação Técnica da Juventude e Pessoa Deficiente, em comemoração aos Dias do Estudante (11 de agosto) e do Estagiário (18 de agosto).

O público, formado por estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), alunos do município, estagiários e demais jovens interessados, pode conferir palestras sobre a inserção no mercado de trabalho com a equipe do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), na qual foram abordados temas como elaboração de currículo e comportamento numa entrevista de emprego. Além disso, o grupo teatral Motirô encenou a peça “Dia da Profissional”, ressaltando a importância da educação. Os jovens ainda acompanharam uma palestra sobre orientação vocacional com a psicóloga Mercedes Cruz da Silva, da Defesa Civil municipal.

Segundo a Secretária Executiva de Assistência Social, Cássia Marques, o objetivo do evento foi criar oportunidades para a juventude. “Conhecemos as dificuldades que os jovens enfrentam para entrar no mercado de trabalho. Este foi um primeiro passo para capacitá-los, os demais eles é que darão. Espero que estes jovens continuem avançando”, destacou a secretária. Para a coordenadora técnica da Juventude e Pessoa com Deficiência, Vanessa Davies, a programação, que reuniu 187 jovens, foi muito positiva. “Este foi o primeiro evento que realizamos em comemoração aos Dias do Estudante e do Estagiário para capacitar os jovens de nossa cidade. Nosso grande objetivo foi capacitar os jovens e despertar suas habilidades, para que eles se enquadrem no mercado de trabalho”, explica.

Dezenas de alunos presentes eram da Escola Municipal Francisco Pereira Rocha, no Morro da Cruz. Acompanhados do professor Ricardo Jacob, de História, eles puderam aproveitar os novos conhecimentos. “Esse é um evento muito importante para a juventude, pois apresenta possibilidades de uma carreira independente da criminalidade, que bate à porta da casa desses meninos e meninas todos os dias. É uma janela para eles vislumbrarem um futuro melhor”, afirma o professor.

O sonho do aluno do 8º ano, Isaac Costa dos Santos, da escola do Morro da Cruz, é ser policial para ajudar a livrar a sociedade deste mal da violência. Ele aproveitou todas as palestras e informações que recebeu no Capacita Jovem. “Fiquei muito feliz de poder participar deste encontro. Foi muito importante saber como funciona o mercado de trabalho e como posso me preparar para ele”, finalizou o aluno, que assim como os outros participantes recebeu um certificado de participação ao final do evento.

 

Deixe um Comentário