PORTO REAL
Um cachorro foi resgatado com sinais de maus-tratos e abandono em uma operação conjunta no bairro Village Calvino, após uma denúncia anônima à Guarda Civil Municipal (GCM). A ação, que aconteceu na sexta-feira, dia 22, envolveu a GCM, a Vigilância Sanitária, o Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (CIRAC) e agentes da 100ª Delegacia de Polícia (DP).

Cachorro resgatado no bairro Village Calvino é encaminhado para cuidados – Divulgação PMPR
Segundo a denúncia, o tutor do animal não aparecia na residência havia cerca de duas semanas. O laudo preliminar da Vigilância Sanitária indicou que o cão estava abaixo do peso e com a presença de parasitas. O animal foi levado para o CIRAC, e a Polícia Civil já está investigando o caso.
O comandante da GCM, Douglas André de Souza, lembrou que a legislação brasileira e municipal prevê penalidades para esses crimes. “A Lei Federal nº 14.064/2020 e a lei municipal n°662/19, dispõem sobre a definição de maus-tratos ou abuso contra animais, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa”, afirmou.
Ele reforçou a importância das denúncias e informou os canais para que a população possa colaborar. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Guarda Municipal, no número (24) 3353-1245, ou na sede da Vigilância Sanitária, localizada na Avenida Fernando Bernardelli, nº 1219, Centro da cidade.