RESENDE
O projeto de equoterapia de Resende foi retomado em 2017 e teve seus atendimentos terapêuticos ampliados em mais de 200%, desde o início da atual gestão. O atual candidato a prefeito de Resende, Tande Vieira, era secretário de Saúde e fez a ampliação do programa. A sede, que fica na Área de Exposições, oferece aos pacientes de diversas faixas etárias uma terapia auxiliar, com o objetivo de otimizar a mobilidade e a coordenação, contribuindo com o desenvolvimento, o bem-estar e a qualidade de vida do praticante.
O projeto de equoterapia é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, envolvendo áreas da saúde e educação, que utiliza os cavalos com fins terapêuticos para reabilitação e ressocialização de pessoas com deficiência, por exemplo, com doenças neuromusculares, síndrome de Down e paralisia cerebral, entre outras patologias, de forma gratuita.
As atividades acontecem de segunda a sexta-feira. A equoterapia busca oferecer assistência principalmente com relação à postura e aos movimentos. “Equoterapia é um serviço muito importante para o município e as famílias de Resende, e vem sendo tratado pela atual administração municipal com muito carinho. Além de ser uma forma de interação entre os pacientes e o animal proporcionando melhorias na socialização, autoconfiança e autoestima. Vale lembrar que o projeto foi retomado em 2017 e durante a gestão municipal, o espaço passou por uma revitalização contemplando serviços de pintura, reparos no telhado e construção de novo espaço coberto”, destacou Tande Vieira.