RIO/BARRA MANSA
No início desta semana o Estado do Rio de Janeiro ganhou um canal exclusivo para denúncias e informações voltadas para pessoas com mais de 60 anos. Maus tratos, violência, dúvidas sobre direitos, episódios de preconceitos, entre outros, poderão ser denunciados através do Disque Idoso (21) 2334-5500. A central telefônica funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Em Barra Mansa, a novidade foi comemorada pelo coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, que acredita que o canal deixará a pessoa mais tranquila em denunciar, visto que a maior parte tem medo da exposição e retaliação por parte da família da vítima.
Para ele, a iniciativa tem que ser comemorada. “Excelente esse canal e de enorme importância, visto que o Disk 100 não tem conseguido o retorno necessário e o respaldo correto. Precisamos muito desse apoio, pois ainda temos muitos idosos passando por desfalques financeiros, tanto por parentes que ficam com seus salários quando com familiares que pegam empréstimos no nome deles”, disse Eduardo. “Além do abandono de incapaz, maus tratos, violência, entre outras. Muitas vezes a pessoa fica com medo de denunciar e não informa e chega até o Centro do Idoso, com medo de ser visto por algum parente da vítima. Desta forma, a pessoa fica muito mais a vontade em fazer a denúncia”, conclui.
RANKING
Empréstimo, saúde e direitos lideraram o ranking das principais demandas para o Disque Idoso no primeiro dia de funcionamento do serviço. O canal recebeu 56 ligações em seis horas de funcionamento. O número é cinco vezes maior do que o total de denúncias que chegaram a Subsecretaria de Idosos durante todo o mês passado.
“O volume de demandas no primeiro dia do Disque Idoso mostra que a iniciativa foi um sucesso e que nós precisamos trabalhar muito para garantir os direitos desta população no Rio de Janeiro. Com o canal, conseguiremos identificar de forma mais eficaz as demandas de pessoas com mais de 60 anos e estabelecer políticas públicas, articulando com outros órgãos, para ajudar a dar um envelhecimento digno para essa população”, ressaltou o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.
1 Comentário
Gostaria de comunicar as autoridades de Barra do Piraí que defendem o direto do idoso e deficiência visual Denuncio o abuso de exploração de dinheiro de Silva Maria Celestino Pires feito por Maria Aparecida da Silva fulgo Tieta da Roseira pois come todo o dinheiro da sua vítima mesmo sabendo que ela e deficiente visual diabetes e ipertensa sua vítima mora com a filha que não consegui contornar essa situação pois a vítima quando a filha tenta ajudar acaba sendo agressiva protegendo sempre a autora do crime alguém pode ajudar essa família denunciando as autoridades de Barra do Piraí porque a vítima já está dominada mentalmente pela autora da extorsão..