A bola está rolando na terceira edição do Campeonato Católico de Futebol Society realizado pela Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Com equipes de Volta Redonda e Barra Mansa, a disputa une esporte e convivência fraterna entre os jovens das comunidades e tem como objetivo despertar nos atletas a vontade de se envolver cada vez mais na igreja.
São muitas as histórias de jovens que estavam afastados e voltaram a participar de atividades em suas paróquias. Por meio das reuniões eles criam um laço de amizade que se estende à vida pessoal.
Yuri da Silva Temóteo, que é um dos organizadores do campeonato e afirmou que a união é o diferencial nesse tipo de atividade. “Um ponto chave é aproximar os jovens. Gostamos de jogar bola e também de estarmos ligados a Deus. Acho que é uma coisa que dá para unir e ter bons resultados”, comentou o organizador afirmando que mesmo na derrota, há a confraternização entre as equipes. “Temos muito respeito um pelo outro. Mesmo perdendo a gente se abraça e comemora, pois o que vale é a união e amizade que construímos”, completou Yuri.
Além do campeonato, pelo menos duas vezes ao ano o grupo organizador realiza outras ações, entre elas visitas a asilos e orfanatos, que é uma forma concreta de selar esse método de evangelizar que é alimentado dentro e fora de campo. Os próximos jogos da fase classificatória serão no próximo sábado, a partir das 8 horas no campo próximo à Igreja do bairro Santa Cruz, em Volta Redonda.
Futebol e Igreja
A prática do futebol na Igreja é reconhecida mundialmente. A Clericus Cup, conhecida como a ‘Copa do Mundo dos Padres’, é o mais famoso campeonato de futebol da Igreja Católica. O torneio é disputado por seminaristas e sacerdotes de escolas católicas e conta com a participação de diversos países. O padre Leandro Teixeira, da Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, participou da competição em 2017, atuando como lateral-direito.