BOITUVA
Os céus de Boituva, no interior de São Paulo, estão sendo tomados por uma verdadeira explosão de cores e formas com o início do 38º Campeonato Brasileiro de Balonismo. Considerada a maior competição da modalidade no país, a edição deste ano vai até o dia 15 de junho e reúne 50 balões – sendo 40 deles voltados para as disputas técnicas e outros 10 gigantes em formatos especiais, como o Capacete do Ayrton Senna, o Cristo Redentor, a Galinha Pintadinha, a Nave da Xuxa, Jotalhão e Bidu da Turma da Mônica, entre outros. Com entrada gratuita e atrações para todas as idades, o evento transforma Boituva em um polo turístico e cultural, além de reforçar seu status como referência nacional nos esportes aéreos.
O campeonato reúne a elite do balonismo brasileiro, com pilotos vindos de seis estados – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás – que disputam diariamente provas técnicas a partir das 6h30 da manhã. Mais do que apenas uma competição, o evento define o ranking nacional e aponta o representante do Brasil no próximo Campeonato Mundial de Balonismo, que acontecerá na Polônia. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Johnny Alvarez, conhecido como “Johnny do Balão”, o campeonato é uma vitrine da técnica e da paixão dos pilotos brasileiros. “É uma grande oportunidade de mostrar ao público toda a beleza e complexidade desse esporte”, destaca.
Durante os seis dias de evento, os balonistas enfrentarão provas que exigem alto nível de precisão, conhecimento de vento e meteorologia. Dentre os desafios, estão tarefas como o “Alvo Declarado pelo Juiz”, em que o piloto precisa lançar uma marca no ponto exato indicado; o “Fly In / Fly On”, que exige voo até um alvo comum ou escolhido pelo próprio piloto; e o “Cotovelo”, em que o balonista precisa mudar de direção entre dois alvos formando o menor ângulo possível. Para que o campeonato seja validado, é necessário haver ao menos duas sessões de voo com três tarefas cada. A pontuação é atribuída conforme a proximidade da marca em relação aos alvos definidos.
Mas não são apenas os apaixonados por competição que encontram atrações no evento. Um dos grandes destaques visuais do campeonato são os balões especiais gigantes, que medem entre 25 e 35 metros de altura e encantam o público com seus formatos inusitados e cores vibrantes. Apesar de não participarem das provas técnicas, esses balões são os mais fotografados e celebrados pelos visitantes. Com autonomia de voo de até uma hora, eles podem ser avistados a até 30 km de distância de Boituva, dependendo das condições climáticas.
Outro momento muito aguardado é o espetáculo noturno “Night Glow”, que acontece na sexta (13) e no sábado (14), às 19h30 e às 20h30. Durante cerca de 40 minutos, os balões ficam ancorados no solo e são iluminados em sincronia, criando um show de luzes e cores que transforma o céu da cidade em um cenário mágico. “O Night Glow é uma experiência visual única e acolhedora, perfeita para todas as idades”, comenta Johnny Alvarez.
Além das provas e dos espetáculos visuais, a programação do evento inclui voos Fiesta com os balões especiais nas tardes de sábado e domingo, às 16h; praça de alimentação com food trucks e comidas típicas; feira de artesanato com produtos locais; e shows regionais para animar o público. Tudo isso com entrada gratuita, em uma celebração que une esporte, turismo, cultura e lazer.
Com decolagens e visualização a partir do Centro Nacional de Paraquedismo e da região do Portal Ville Azaleia, o evento é uma realização da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).