Campanha mobiliza postos de saúde e imuniza grupo de risco em Barra Mansa e Volta Redonda

0

BARRA MANSA/VOLTA REDONDA

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no último dia 24, mas no último sábado, dia 12, ocorreu em todo o país o Dia D, que teve como objetivo mobilizar e imunizar o grupo de risco. Em Barra Mansa e Volta Redonda, os postos de saúde abriram as portas e vacinaram o público-alvo, formado por crianças de seis meses a menos de cinco anos; gestantes; trabalhadores da área de saúde; professores e quem tem 60 anos ou mais.

Em Barra Mansa, o movimento nas unidades de saúde foi baixo, principalmente nas áreas centrais. Mas a busca ativa por pessoas do grupo de risco foi efetiva. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de duas mil pessoas foram vacinadas neste sábado. Desde o início da campanha em 24 de abril, cerca de 16 mil pessoas foram imunizadas. A meta, segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, é vacinar grande parte do público-alvo estimado em 50 mil pessoas. “A imunização assegura proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. A campanha seguirá até o dia 1º de junho em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h”, informou.

A coordenadora do Setor de Imunização, Marlene Fialho, destacou a importância da vacina. “A vacinação se mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações”, ressaltou, completando que também foram oferecidas vacinas contra a febre amarela, além de outras conforme o cartão de vacina do usuário.

VOLTA REDONDA VACINA 2,5 MIL PESSOAS

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda vacinou 2.592 pessoas contra a gripe neste sábado. Antes do Dia D, cerca de 22 mil já estavam imunizadas. Ao todo, o município já vacinou esse ano 24.592 pessoas.

A coordenadora Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Milene Paula de Souza, informou que as doses permanecerão disponibilizadas durante a semana nas 44 unidades de saúde, incluindo na maternidade do Hospital São João Batista e Policlínica do Idoso.

As doses da vacina também serão disponibilizadas pela Coordenação da Secretaria Municipal de Saúde para os funcionários dos hospitais como Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Aterrado, Conforto, São João Batista, Hospital do Retiro.

O secretário de saúde Alfredo Peixoto aconselhou que todos aqueles que não vacinaram ainda devem procurar os postos mais próximos nos seus bairros e garantir a imunização contra a influenza (gripe). “O nosso interesse é ampliar cada vez mais a área de cobertura vacinal. Então as pessoas podem procurar as unidades de saúde que temos a vacina, reduzindo assim os riscos. Depois do dia 30, estaremos vacinando até acabar. Acredito que todos que puderam comparecer no Dia D agora estão protegidos pela vacina”, considerou.

 

 

Deixe um Comentário