RESENDE
Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a campanha Maio Amarelo 2019 – criada a partir de uma lei de autoria do vereador Tiago Forastieri (PSC) será realizada pela prefeitura a partir da próxima semana. A programação acontece de 9 a 24, e é composta por atividades como palestras, panfletagem sobre segurança no trânsito e entrega de óculos.
A campanha foi instituída na cidade pela lei nº 035/2014, proposta por Forastieri e aprovada de forma unânime pela Câmara de Vereadores. “Especialistas em segurança no trânsito são unânimes em reconhecer a importância de atividades educativas na redução de acidentes. Nesse sentido, a realização da campanha Maio Amarelo é uma contribuição importante para a preservação da vida e também para que tenhamos um trânsito mais tranquilo em Resende”, argumenta o vereador.
O parlamentar destaca o fato de a campanha ter boa parte de suas atividades direcionadas ao público infantil. “A maioria dos acidentes de trânsito é causada por falhas humanas, inclusive a imprudência. Mostrando às crianças o que é certo e errado no trânsito e encorajando-as e conversar com os pais e familiares sobre o assunto, o Maio Amarelo espera influenciar também os adultos”, comenta Tiago.
De acordo com a Prefeitura de Resende, as atividades da campanha Maio Amarelo é organizada pela Divisão de Educação para o Trânsito (DET), ligada à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran) da Prefeitura, com o apoio da Guarda Civil Municipal. A programação envolve a participação de alunos da rede pública municipal de ensino e dos Institutos Nissan e Ver e Viver – braços sociais da montadora Nissan e da fabricante de lentes Essilor, respectivamente.