BARRA MANSA
Em cerimônia realizada no Sest/Senat, nesta sexta-feira, dia 6, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, de Barra Mansa, apresentou um balanço das ações da campanha “Estamos de Olho”, que durante todo o mês de maio promoveu atividades de mobilização e conscientização da população sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante o evento, também foi realizada a premiação dos alunos da rede municipal que participaram de um concurso de desenho, que foi promovido em parceria com a Secretaria de Educação e alusivo ao tema. ‘’Colorindo a Proteção: Diga Não ao Abuso Infantil’, que envolveu estudantes de 13 a 15 anos, do 8° e 9° ano do ensino fundamental.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, os desenhos foram expostos durante uma semana no térreo da prefeitura e o vencedor se deu por meio de votação popular.
“A campanha anual visa conscientizar, prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. É de extrema importância que a população se informe sobre a necessidade de aumentar a conscientização sobre o tema, que é um problema social grave e com consequências devastadoras para a vida das vítimas. A sociedade deve manter um olhar atento na proteção de crianças e adolescentes contra qualquer forma de violência, abuso ou exploração sexual – destacou Joseane.
De acordo com a subsecretária Fernanda Mamede, foram feitas palestras nas escolas sobre o tema e os professores de arte trabalharam com os alunos, onde desenvolveram desenhos originais, inéditos e elaborados individualmente pelos alunos, durante as aulas.
“A técnica foi livre, onde puderam utilizar materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinha e tinta. O tema também foi abordado de forma interdisciplinar e sensibilizado de maneira adequada a faixa etária de cada turma. Como premiação, o 1° colocado ganhou um notebook, o 2° um tablet, e do 3° ao 6°, um fone de ouvido via bluetooth e um kit escolar fornecido pelo Sest Senat”, explicou Fernanda.
O 1° lugar ficou com a aluna Ysabelle Martins Germano, do 9° ano do Colégio CIEP 054; o 2° lugar ficou com a aluna Isabella Moreira Dias Otaviano, do 8° ano do Colégio Municipal Damião Medeiros; o 3° lugar ficou com o aluno Henrico Silva Furtado, do 9° ano do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira; o 4° com a aluna Nikolly Evelly Berto Correa, do 8° ano do Colégio Municipal Clécio Penedo; o 5° lugar com a aluna Esther Raylane de Almeida, do 9° ano do Colégio Municipal Jayra Fonseca Drable; e o 6° lugar com o aluno Yoran Gabriel dos Santos, do 9° ano do Colégio Municipal J. R. Peixoto Junior.
O prefeito Luiz Furlani parabenizou a equipe da secretaria pela iniciativa e disse que o mais importante da campanha foi que ela focou no despertar das crianças em torno desse tema.
“E através do despertar das nossas crianças, nosso objetivo é chamar a atenção dos pais. E é por isso que foi feito esse movimento junto à Secretaria de Educação, para que as crianças fizessem os desenhos e fossem premiados. Mas principalmente através de um desenho desse a gente poder também identificar uma criança que está sofrendo um abuso. Então essa é uma iniciativa que começou, ela vai perdurar, até porque é inimaginável e chocante o que nos chega todos os dias sobre abusos que acontecem com as nossas crianças. A campanha é importante, o trabalho da secretaria é importante, mas não vai adiante se nós não estivermos próximos das famílias vulneráveis”, destacou o prefeito.
A aluna Ysabelle Martins Germnano de 14 anos, da Ciep 054, do bairro Vila Maria, foi premiada em primeiro lugar com um notebook. Outros quatro alunos também foram os vencedores, com as colocações de 2º a 5º lugar. “Eu fiquei muito feliz com a premiação de primeiro lugar e bem surpresa também. Para me inspirar e fazer o desenho eu fiquei pensando nos sentimentos e as coisas que podem acontecer com uma criança que sofre algum tipo de abuso e tentei retratar da melhor forma”, disse a vencedora do concurso.













