BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí reforça, nesta semana, a adesão à Campanha do Laço Branco, movimento internacional que convoca homens e meninos a se posicionarem ativamente contra todas as formas de violência praticadas contra as mulheres.
A iniciativa ganhou ainda mais força no município com a gravação de um vídeo especial, reunindo profissionais, representantes públicos, figuras conhecidas e moradores da cidade que decidiram dar voz ao enfrentamento e fazer o convite para a caminhada que acontecerá no sábado (6). O vídeo foi publicado nas redes sociais da prefeitura.
A caminhada da Campanha Laço Brano acontece neste sábado (6), às 8h, na Praça Nilo Peçanha, e tem o objetivo de ampliar a conscientização e chamar os homens à responsabilidade em uma pauta urgente que é a violência que continua tirando vidas de mulheres brasileiras todos os dias.
O psicólogo Raphael Modesto reforçou a gravidade da situação e o papel dos homens no processo de mudança.
“As mulheres estão morrendo, e isso precisa ser dito com seriedade. A violência começa em atitudes cotidianas que precisamos transformar. A campanha é um convite para que os homens repensem comportamentos e assumam seu papel na construção de uma sociedade mais segura.”
Representando o Poder Judiciário, Aristeu de Lima Melo, servidor judiciário, destacou a importância do apoio institucional. “Quando os homens se posicionam, a mensagem ganha força. A lei existe, mas a mudança também depende de consciência, respeito e responsabilidade.”
O secretário de Saúde e vice-prefeito Cristiano Almeida também participa da mobilização e reforça o envolvimento da gestão municipal.
“Assumimos diariamente o compromisso de proteger as mulheres e fortalecer políticas públicas de prevenção. A campanha é mais uma forma de mostrar que Barra do Piraí não tolera violência.”
O ex-jogador Ramires, barrense e referência esportiva, quis deixar um recado especial e estará presente na caminhada. “Sou de Barra do Piraí e faço questão de participar dessa luta. É uma causa que exige união, coragem e mudança de postura. Conto com todos os homens da cidade.”
Da Patrulha Maria da Penha, o Sargento R. Guimarães destacou a importância da denúncia e da proteção ativa. “Todos os dias vemos de perto o impacto da violência. É fundamental que os homens entendam seu papel na prevenção e na defesa das mulheres.”
Já Almir Moraes de Souza, o Federal, reforçou a importância da conscientização no dia a dia. “A mudança começa dentro de casa. Respeito, diálogo e responsabilidade precisam ser praticados por todos nós.”
O presidente da Câmara Municipal, Rafael Couto, também gravou sua mensagem de apoio. “A violência contra a mulher não é um problema individual, é social. Precisamos unir forças e agir com firmeza para romper esse ciclo.”
A presença de representantes do serviço público, do esporte, da segurança, da justiça e da comunidade reforça que o combate à violência contra a mulher é responsabilidade de todos. A campanha quer sensibilizar, orientar e provocar reflexão especialmente entre os homens.
A caminhada deste sábado (6), com concentração às 8h na Praça Nilo Peçanha, é um convite para que a população esteja junta nessa causa para uma Barra do Piraí mais segura para todas as mulheres é um compromisso coletivo.