BARRA MANSA
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-POP), realiza uma campanha de conscientização para não dar esmola para as pessoas que vivem nas ruas. Através das panfletagens periódicas nos maiores centros de circulação, a instituição orienta que, quem tem o interesse de ajudar, entre em contato com o Centro-POP pelo telefone (24) 3324-1486, e informe sobre a situação.
De janeiro a agosto, o Centro-POP realizou 1.440 atendimentos, e 450 abordagens de rua. Além da alimentação e higiene pessoal, a instituição oferece serviços de convivência diária, realiza a retirada de documentos, programas sociais, oficinas de aprendizagem, cidadania e elaboração de currículos para ajudar a inserir a pessoa em situação de rua no mercado de trabalho. Tudo com a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecer os vínculos interpessoais e familiares, e dar a oportunidade da construção de um novo projeto de vida para este indivíduo.
Segundo a secretária da pasta, Ruth Coutinho, esses indivíduos são migrantes de diversas regiões e que acabam se estabelecendo na cidade. “Geralmente o que leva essas pessoas para as ruas é consequência de conflitos familiares, desemprego, transtorno mental, e, na maioria das vezes, o uso abusivo de álcool e outras drogas”, completou dizendo que, a melhor forma de ajudar é entrar em contato com a equipe.
De acordo com a coordenadora do Centro-Pop, Edilene Moreira, a esmola oferecida a essas pessoas prejudica o trabalho feito pela instituição. “Existem comércios e pessoas que dão comida e dinheiro para quem vive na rua, e isso não ajuda que eles mudem de hábitos. Na verdade eles se acomodam a viver assim e isso se torna um vício”, afirmou.
E ainda de acordo com Ruth Coutinho, a questão da população de rua não é só de responsabilidade da Secretaria de Assistência, mas desrespeito a todas as políticas públicas.
Abrigo Municipal
O Centro Pop está situado na Rua Alameda Vanazzi, 60, bairro Ano Bom, e atende se segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas. Para o pernoite, os moradores são encaminhados para os abrigos que existem na cidade como Lar de Jesus, Lar de Maria e SOS.