Campanha de vacinação contra gripe será antecipada em Volta Redonda  

0

VOLTA REDONDA

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a gripe será antecipada em Volta Redonda e terá início na próxima segunda-feira, 23. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá criar e disponibilizar pontos de vacinação, das 8 horas às 17 horas, próximos ou anexos às 46 unidades da Atenção Básica de Saúde, para aplicação das doses. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas com a formação de filas.

Em Volta Redonda, o público alvo para a campanha de vacinação contra gripe é formado por 87.035 pessoas, sendo 32.919 idosos e 4.354 profissionais da saúde. “Até o próximo dia 16 de abril vamos atender exclusivamente este público e o objetivo é vacinar, no mínimo, 90% das pessoas”, informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Milene Paula de Souza. Ela acrescentou que ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe), a vacina impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus. “O mesmo acontece com o restante da população alvo da campanha. Historicamente, Volta Redonda alcança a meta de imunização para esses dois grupos”, completou.

AUMENTAR A IMUNIDADE DA POPULAÇÃO

Segundo informou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, apesar de não imunizar contra o novo coronavírus, o objetivo é aumentar a imunidade da população e reduzir a circulação do vírus influenza. A vacinação também, de acordo com o secretário, vai ajudar a diferenciar a gripe e a Covid-19. “A medida evita o fluxo cruzado, o encontro do público alvo da vacinação, que começa com os idosos, principal grupo de risco para a Covid-19, com os pacientes que buscam atendimento médico na unidade”, informou.

Alfredo esclareceu ainda que os profissionais de saúde também integram o primeiro público alvo da campanha. “Para atender esses profissionais, indispensáveis no atendimento à população, principalmente em tempos de pandemia, a secretaria fará a vacinação nos postos de trabalho”, informou Alfredo.

NOVA ETAPA

Em nova etapa da campanha, no próximo dia 16, a vacinação começa atender professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. Já, a partir de 9 de maio, a vacina será estendida para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, população e funcionários do sistema prisional, população indígena e ainda pessoas de 55 a 59 anos, que foram acrescentadas ao público alvo da campanha em 2020.

 

 

 

Deixe um Comentário