VOLTA REDONDA
A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal foi iniciada neste sábado, dia 27, no município. A ação, organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo imunizar cães e gatos saudáveis, com mais de três meses de idade, contra a raiva, doença grave que atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, a expectativa é vacinar cerca de cinco mil animais neste primeiro dia de campanha. “Ano passado, vacinamos 27 mil animais durante a ação, resultado que pretendemos ampliar em 2022. A adesão à vacina mostra o comprometimento das pessoas com seus animais de estimação, entendendo que esta é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis”, disse a coordenadora.
“Fatal em quase 100% dos casos entre os animais, a raiva é uma zoonose que também pode afetar os humanos, por isso, os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da doença”, acrescentou Janaína.
Moradores da Vila Americana, o casal José e Dolores Maria Mota foram com a filha Débora vacinar os pets da família na Praça Brasil, Vila Santa Cecília. O ponto de vacinação foi montado no local durante ação social promovida pela prefeitura e pelo UniFOA e agregou outros serviços como informações sobre adoção e agendamento de castração. “Viemos vacinar os dois cães e o gato, além disso, aproveitamos para marcar a castração de um dos cães que ainda não passou pela cirurgia”, disse Dolores.
Eduardo Martin, que mora na Vila Santa Cecília, tem um cão da raça Labrador e também optou pelo ponto de vacinação na Praça Brasil. “Vim aqui por ser mais próximo de casa, mas iria onde fosse preciso. Vacino meu cão todos os anos”, afirmou.
O posto na Praça Brasil encerrou atendimento às 14 horas, mas a vacinação neste sábado, 27, segue até às 17 horas, nas unidades básicas de Saúde (UBS) dos bairros: Rústico e Monte Castelo. E também as unidades básicas de Saúde da Família (UBSFs): São Geraldo; Jardim Belvedere; São João; Siderópolis; Vila Rica/Tiradentes; Roma I e II.
PRÓXIMAS CAMPANHAS
Segundo grupo, no dia 3 de setembro, das 8 às 17 horas, nos seguintes locais: UBSFs Eucaliptal, Conforto, São Lucas, Ponte Alta, Jardim Ponte Alta, Siderlândia, Jardim Belmonte, Belmonte, Padre Josimo; e na Praça Marechal Osório – Ginásio poliesportivo no bairro 249.
Já o terceiro grupo acontece no dia 10 de setembro, das 8 às 17 horas nas UBSFs Retiro I e II; Açude I e II; Vila Brasília; Mariana Torres; Vale Verde; Cras Belo Horizonte; Praça Namen Cury – Vila Mury; e Escola Municipal Amaral Peixoto, no bairro Retiro.
O quarto grupo será realizado no dia 17, no período das 8 às 17 horas com drive-thru, na Ilha São João. E haverá aplicação de doses nas unidades básicas de Saúde dos bairros: Jardim Paraíba; Três Poços; Vila Americana; Santo Agostinho; Volta Grande; Água Limpa; além do Cras Voldac, Cras Aero Clube e Igreja Divino Espírito Santo, no Jardim Amália.
Enquanto que o quinto grupo acontece no dia 24, também das 8 às 17 horas. No encerramento da campanha, os animais deverão ser levados às unidades: Caieiras; Candelária; Dom Bosco; Santa Rita do Zarur; Nova Primavera; São Sebastião; Cras Santa Cruz; Igreja católica no bairro Pinto da Serra, e na Escola Municipal Juarez Antunes, no São Luiz.