Campanha de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama segue até o dia 30 em Volta Redonda

0

Seguem até o dia 30 deste mês, em Volta Redonda, as ações do Outubro Rosa dentro da Campanha de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama. O objetivo é ofertar o exame preventivo, o papanicolau, e a mamografia para o público alvo para promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução da incidência de morte por esse tipo de câncer. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é realizar três mil preventivos e 1,5 mil mamografias.

O atendimento será por agendamento prévio e demanda espontânea, de acordo com oferta de vagas em cada unidade. Segundo informou a Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, a médica Juliana Monteiro Ramos, devem fazer o exame preventivo para câncer de útero as mulheres em 25 e 64 anos, como também as gestantes, e a mamografia é para a faixa etária entre 50 e 69 anos. A orientação é procurar a unidades da Atenção Básica de referência.

A coordenadora lembrou ainda que, a campanha também prevê atividades de divulgação e captação das mulheres que fazem parte do público alvo para que façam os exames. Disse que uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará nesta semana na Feira Livre do Volta Grande e do Conforto, divulgando o Outubro Rosa.

No sábado, 20, visando atender o maior número de mulheres, a campanha terá o Dia D . Na data, segundo a coordenadora, todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher, vão disponibilizar o exame papanicolau, das 8 às 17 horas. No domingo, 21, durante a Rua de Lazer, haverá acolhimento das mulheres com esclarecimentos sobre a saúde da mulher.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, informou que, além do Dia D, as unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, conforme a demanda de cada uma. Disse que o objetivo é facilitar o acesso das mulheres que trabalham no decorrer da semana aos exames de prevenção. Lembrou que o objetivo do Outubro Rosa é também mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama.