Campanha de inclusão social é realizada no Sest/Senat em Barra Mansa

0

SUL FLUMINENSE

Aconteceu hoje, 27, no auditório do Sest/Senat de Barra Mansa, o Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Segurados Reabilitados do INSS. A campanha foi realizada pelo Ministério do Trabalho, em parceria com Sine e Sest/Senat, e, com apoios municipais, instituições e associações sociais. É a segunda vez que o evento ocorre no interior do estado, integrando instituições de várias cidades.  Foram convidadas 42 empresas da região para participar da campanha.

A feira, que começou às 9h30min e foi até às 16 horas, abriu o espaço para que os portadores de deficiência conhecessem as empresas, cadastrem seus currículos e fizessem entrevistas nos estandes das empresas participantes.

A campanha começou em 2015 nas capitais dos Estados, e, em 2017 se expandiu para o interior. De acordo com o gerente regional do Ministério do Trabalho de Volta Redonda, Luiz Felipe de Assumpção, as empresas convidadas realizam uma espécie de feira. “Na prática, é uma possibilidade das empresas se apresentarem. A maior parte das empresas têm dificuldades de preencherem as cotas e, com um evento como esse, nós aproximamos o mercado desse público, para que seja possível alcançar o percentual das cotas”, disse, concluindo que a inclusão alavanca a economia, porém está para além da renda. “É uma questão de aprendizado para a sociedade e para a empresa”, mencionou.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência de Barra Mansa, Cecília Maria Pacheco, esse evento abre portas para as pessoas deficientes. “A campanha serve para que essas pessoas consigam a recolocação e o primeiro emprego”, afirma, explicando que, a questão de inclusão ainda é muito recente. “A política pela a inclusão foi implantada em 2008, e nós ainda não temos uma geração totalmente formada com essa educação. Hoje não ter um deficiente na escola é crime, mas não era assim antigamente, por isso temos muitos deficientes adultos que não são formados e é mais difícil a inserção no mercado de trabalho”, contou.

No evento a analista de RH da Peugeot, Vanessa Schanuel, disse que pela manhã havia captado cinco currículos. “Temos dificuldades que esses candidatos venham até nós, e por isso é importante participar desse evento, para que possamos chegar até esse público”, contou. Já o morador da Vila Ursulino, Matheus Mensor, de 26 anos, tem deficiência intelectual e já trabalhou em três empresas. Hoje ele está desempregado e aproveitou o dia de inclusão para preencher algumas fichas de currículos. “Eu entrei na Apae de Barra Mansa em 2012 e comecei a me capacitar para o mercado de trabalho. Começar a trabalhar foi uma grande conquista pra mim”, disse.

Jovem Matheus foi um dos que estava lá a procura de emprego

 

Deixe um Comentário