Campanha contra tráfico de pessoas tem evento de encerramento dia 21 em SP

0

SÃO PAULO

A campanha ‘Somos Livres: todos contra o tráfico de Pessoas’, que visa promover a inclusão social de potenciais vítimas desse crime por meio do acesso ao mercado de trabalho, será encerrada durante evento na quinta-feira, dia 21, no Auditório do Ibirapuera, Localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, na Vila Mariana, em São Paulo (SP).

A iniciativa, lançada por Ministério Público do Trabalho (MPT), ONU Brasil e parceiros, começou em julho com três oficinas de capacitação profissional para um público de 90 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo foi possibilitar a inclusão no mercado de trabalho, de forma protegida, de potenciais vítimas desse crime. As capacitações foram trabalhadas em três principais frentes: cabelo e beleza, moda e música e tecnologia.

Ao todo, a iniciativa conjunta teve debates, mostra de fotografias, organização de audiências públicas, além das oficinas de troca de experiências e fundamentos.

Coletiva de imprensa

Como parte da programação, em 19 de agosto ocorre, no Museu da Imigração, em São Paulo, coletiva de imprensa sobre o projeto, além do lançamento de vídeo manifesto gravado por Ivete Sangalo e de um vídeo com o resumo das oficinas.

No mesmo dia ocorrerá um bate-papo sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, com representantes de MPT, ONU Brasil, Repórter Brasil, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Comissão Pastoral da Terra.

Entre os participantes da conversa, estarão Gustavo Accioly e Ronaldo Curado Fleury, do MPT; Frei Xavier, da Comissão Pastoral da Terra; Rosana Berenger, da UNICAMP; Érica Kaefer e Stephane Rostiaux, da ONU Brasil; e Leonardo Sakamoto, jornalista e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão.

Instalação no MASP

De segunda-feira, dia 19 a quinta-feira, dia 22, como parte da programação, será inaugurada uma instalação com exposição de fotos retratando situações de vulnerabilidade e empoderamento através do trabalho.

A exposição poderá ser visitada das 10 às 20 horas nos dias 19 e 21 e das 10 às 14 horas no dia 22, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

A cabine traz visibilidade e luz para o projeto que alerta sobre a importância da conscientização e da luta contra o tráfico de pessoas, com imagens dos fotógrafos Pedro Villa, Duda Breda e Guilherme Licurgo. O espaço é uma oportunidade de conhecer mais sobre o assunto, além de se aprofundar no olhar dos fotógrafos para a causa.

Guilherme Licurgo fotografou mulheres reais expostas a situações de vulnerabilidade, todas elas com histórias de superação, em São Paulo, Brasília (DF), Alagoas e na Floresta Amazônica.

Duda Breda retratou transexuais inseridas nos seus locais de trabalho. E o fotógrafo Pedro Villa focou em mostrar refugiados e imigrantes, de várias nacionalidades. A exposição tem como intuito demonstrar o empoderamento dessas pessoas através do trabalho.

Evento de encerramento

Aberto ao público e convidados, o evento de encerramento traz a apresentação da peça ‘Trinta e Dois’, em 21 de agosto no Auditório do Ibirapuera. A obra traz monólogos interpretados pelos atores Cris Vianna, Dan Ferreira, Natallia Rodrigues e Yasmin Bispo, e é escrita por Mariana Jaspe.

No encerramento, todos os alunos que participaram das oficinas vão receber um certificado de conclusão dos cursos e terão a oportunidade de ter um currículo em um site que será divulgado pelo Ministério Público.

Deixe um Comentário