No início da madruga dessa quarta-feira, dia 20, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante ronda pela Rodovia Presidente Dutra, abordou na altura do quilômetro 330, em Engenheiro Passos, distrito de Resende, o caminhão Iveco/Vertis 130V19, com placas de Jacareí/SP, com dois ocupantes – o condutor de 30 anos e o passageiro de 29 anos, que não tiveram suas identificações divulgadas. Durante vistoria ao veículo, os agentes verificaram que eram transportados 30 peixes – aproximadamente 700kg – da espécie Pirarucu, vivos, divididos em quatro caixas com água.
O passageiro do veículo disse aos agentes da PRF ter adquirido os peixes de um criadouro no município de Mimoso do Sul (ES), e que estaria os levando a cidade de Guararema (SP), onde é sócio de um pesqueiro (Pesque & Pague), porém os policiais verificaram que o passageiro não possuía a Guia de Transporte de Animais (GTA), documento obrigatório para transporte de animais, nem qualquer outro documentação fiscal para comprovar a legalidade da compra ou do transporte dos peixes.
Diante deste fato os dois ocupantes do veículo foram detidos e a ocorrência encaminhada para o Posto Fiscal da Receita Estadual de Nhangapi para as providências. Além da irregularidade no transporte dos peixes, o motorista do caminhão estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, e o veículo sem a aferição do Inmetro para o tacógrafo. O motorista foi multado por todas as infrações e teve o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e CNH recolhidos pelos agentes.