PORTO REAL
Acionada para apoiar a CCR RioSP na retirada de caminhão em pane mecânica sobre a via na altura do km 297 da Dutra, em Porto Real, a equipe Delta da 7ª Delegacia de Polícia Rodoviária (DEL PRF) foi checar. O fato ocorreu por volta das 20h30min de domingo, dia 4, na pista sentido Rio.
No local, os agentes verificaram que um caminhão Ford/Cargo 2422 T, placas de Cachoeiro de Itapemirim/ES, carregado com pisos cerâmicos, teve a suspensão traseira quebrada ficando imobilizado na faixa da esquerda, deixando a pista parcialmente interditada, com o fluxo de veículos seguindo pela faixa da direita. Ao realizar fiscalização do veículo foi constatado que estava transitando com excesso de peso, sendo esta a causa do dano ocorrido na suspensão que fez o caminhão ficar imobilizado sobre a pista. No total foi verificado 10.208 kg de excesso de peso, ou seja, estava com mais de dez toneladas de excesso de peso, como se o caminhão além de estar com sua capacidade máxima de carga, sobre esta carga ainda transportasse outro caminhão do mesmo tipo com mais 2 toneladas de carga.
INTERDIÇÃO TOTAL DA PISTA NO SENTIDO RIO DE JANEIRO
Devido ao acidente, foi necessário interditar totalmente a pista no sentido Rio de Janeiro por meia hora para que a concessionária conseguisse retirar o caminhão com o uso de dois guinchos pesados. Esta interdição gerou um congestionamento de três quilômetros no sentido Rio. O excesso de peso nos veículos de carga, além de danificar o pavimento, danifica toda a estrutura e partes mecânicas do veículo, podendo ocasionar acidentes graves.
De acordo com a PRF, se a quebra da suspensão deste caminhão tivesse ocorrido no trecho da Serra das Araras poderia ocorrer um acidente do tipo tombamento, o que poderia gerar interdição da via, causar ferimentos ou óbito do próprio condutor, ou dos outros usuários da rodovia. Além da multa pelo excesso de peso constatado, também foram aplicadas multas por outras infrações de trânsito verificadas, sendo o valor total de multas aplicadas R$ 7.158,78.