RESENDE
Acontece neste sábado, dia 20, mais uma edição do projeto “Caminhadas na Natureza”, com o Circuito Visconde de Mauá. O evento gratuito é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo do município.
Para a realização da prova, é recomendada a utilização de calça, camisa, meias e boné ou chapéu, além de levar uma capa de chuva. Serão 4,7 quilômetros de percurso, passando por pontos turísticos como a Sede do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), o bosque do Visconde e a Vila de Visconde de Mauá
De acordo com a Secretaria de Turismo, a caminhada é um evento democrático, aberto a um público abrangente, com jovens, adultos e terceira idade, em grupo ou individualmente, com idade mínima de 14 anos. “As vagas já estão esgotadas e temos a expectativa de mais uma edição de muito sucesso no projeto. O evento já é um sucesso, que foi inspirado em um projeto originalmente desenvolvido na França e que hoje ocorre em 40 países. É recomendado para quem deseja se conectar com a natureza e que está disposto a fazer uma boa atividade física”, convida o secretário municipal de Turismo, Tisga Vieira.
PERCURSO
A concentração será às 8 horas na sede do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), localizada na vila de Visconde de Mauá. O início da caminhada será às 9 horas. O participante caminhará por uma pequena trilha atrás da sede do PEPS saindo em uma rua que dá acesso à trilha do Bosque do Visconde.
No Bosque do Visconde o participante seguirá até o mirante com vista para o Lote 10 e a linda Pedra Selada. Neste ponto entrará em uma trilha em meio a mata. Esta parte do percurso é toda em subida até chegar a uma cerca de arame farpado, passando pela cerca inicia o trecho de pasto e, logo no início, terá uma subida forte até o cume do morro onde terá uma vista panorâmica da região de Visconde de Mauá.
Deste ponto segue até um grupo de araucárias e de lá caminha até a pista de downhill. Desce pela pista até chegar a uma pequena ponte por sobre a cerca de arame farpado, passando a ponte pega-se uma trilha à direita e caminha até chegar na entrada da mata (terá que passar por uma cerca de madeira). A trilha pela mata (próxima ao Lote 10) está bem aberta e quando encontrar uma bifurcação pega sempre a da esquerda.
O final deste trecho é na rua principal da vila de Visconde de Mauá (antes de chegar na rua, passará por um brejinho com pontes de madeira – este local é utilizado por praticantes de mountain bike). Chegando na rua vire à esquerda e siga direto para a sede do PEPS e o percurso estará encerrado.