QUATIS
Com o objetivo de despertar a atenção da população pelo respeito aos direitos das mulheres e o fim da violência doméstica, acontece nesta quinta-feira, dia 28, uma caminhada pelas ruas da cidade. A ação encerra as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido no dia 08, promovida pela prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no município. A saída da caminhada acontece às 8h30min, próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS do Jardim Independência), de onde os manifestantes vão caminhar até a Praça Teixeira Brandão, no Centro da cidade, passando antes pelos bairros Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, Rosana de Almeida, a terceira edição da caminhada “Nenhuma a menos, nenhum direito a menos” tem como objetivo principal despertar a atenção da população de uma maneira geral pelo respeito aos direitos das mulheres e o fim da violência contra elas. Ela lembra que, desde o começo de março, diversas ações educativas já foram promovidas na cidade. Além de conscientizar a população, a programação de atividades realizadas durante este mês visaram também divulgar os serviços disponibilizados pela prefeitura de atendimento às mulheres vítimas da violência. “No âmbito da administração municipal, estes serviços são oferecidos por meio do CREAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais para atender as mulheres com seus direitos violados e vítimas de violência. A divulgação da existência destes serviços, o local onde eles são prestados e de que maneira eles funcionam é de fundamental importância, no nosso entendimento, daí as atividades que estamos promovendo ao longo deste mês”, explica Rosana.
CASOS
Novos números de casos de violência contra a mulher no território brasileiro foram divulgados recentemente, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com o objetivo de reforçar a importância das campanhas de prevenção e enfrentamento desta situação.
Segundo a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, as denúncias de violência contra a mulher cresceram 30% no ano passado e, ao longo dos últimos seis anos, 6.393 mulheres foram mortas no Brasil. Ainda de acordo com a Central de Atendimento, no mês de dezembro de 2018 foram registradas 391 agressões contra mulheres a cada dia e 974 tentativas de feminicídio em todo o país. No transcorrer do ano passado também, a Central recebeu 92 mil ligações com denúncias de violência e violação de direitos da mulher. “A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência é o Disque 180 do Governo Federal, que funciona através de uma parceria com as prefeituras. Portanto, qualquer denúncia relacionada ao nosso Município para esta linha de denúncias será direcionada automaticamente para o CREAS. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone, a qualquer hora do dia ou da noite”, informou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Rosana de Almeida.