VOLTA REDONDA
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e o Setor de Inteligência da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) vêm, há três dias, monitorando o Pálio vermelho, placa LQE 8I69 que, na última segunda-feira, foi flagrado pela câmera de leitura inteligente, conhecida por optical character recognition, que permite monitorar e analisar imagens, verificando ilegalidades. O veículo constava no sistema do Ministério da Justiça com registro de roubo/furto na 93ª Delegacia de Polícia (DP), no dia 20 de janeiro.
Após levantamento, o Setor Operacional da GMVR planejou uma operação para realizar a abordagem, segundo o comandante da GMVR, inspetor João Batista dos Reis. “Fomos para local próximo ao viaduto da Ponte Alta, montamos o esquema de cerco e abordamos o veículo. O condutor, de 32 anos, informou que não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do carro não está em seu nome, embora tenha afirmado possuir o recibo de compra e venda”, explicou.
OUTRO REGISTRO
O carro foi levado para a 93ª DP, onde ocorreu o Registro de Ocorrência (RO) de recuperação de veículo e de falta de habilitação/proibição de dirigir veículo automotor. Como ele não apresentou uma pessoa habilitada para retirar o automóvel, o mesmo foi removido ao Depósito Público Municipal até que seja sanada alguma pendência junto ao Detran, além de ser necessário levar uma pessoa habilitada para conduzir. A 93ª DP vai investigar o caso e tomar as medidas cabíveis.
Para o secretário Municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, esse tipo de ocorrência demonstra que está no caminho certo de investimento, ampliação e modernização do sistema de câmeras. “Isso porque haverá um incremento, principalmente visando o cerco da cidade, onde teremos maior facilidade de identificar o deslocamento de veículos com restrições. Ações como essas serão comuns e fortalecidas”, concluiu o secretário.