Volta Redonda
Um homem de 25 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quarta-feira, dia 26, suspeito de furtar cabos telefônicos no bairro Santo Agostinho. O crime foi identificado pelas câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e a prisão foi realizada por policiais militares.
Nas imagens, o suspeito aparece se abaixando próximo a um poste na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira e cortando fios. A ação dura cerca de cinco minutos e, em seguida, ele deixa o local carregando o material furtado numa mochila. Com base nas imagens e nas características do suspeito, os policiais conseguiram abordá-lo alguns metros à frente, já na Ponte Mário Luiz Haseck – próximo à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João.
Durante a abordagem, os agentes encontraram cerca de dois metros de cabo telefônico e uma faca de serra, possivelmente usada para cortar os fios. O suspeito foi conduzido à 93ª Delegacia de Polícia (DP), onde confessou o furto e afirmou que venderia o material pela manhã.
O secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança para combater esse tipo de crime. “Mais uma vez tivemos êxito na prisão de um indivíduo flagrado furtando cabo. Essas pessoas estão saqueando a cidade, e temos intensificado as fiscalizações, contando com o apoio das polícias Civil e Militar e da população de bem. É um crime que causa um prejuízo financeiro enorme, mas maior ainda é o prejuízo social. Um furto de cabo deixa um bairro inteiro sem luz, inviabiliza o tratamento de saúde de pessoas acamadas, coloca em risco a segurança das vias por causa dos semáforos e afeta todo o ordenamento público. Temos fechado o cerco e pedimos o apoio da população: denunciem. O sucesso da segurança pública só acontece com a participação da sociedade”, afirmou o secretário.
Além dos grupos de WhatsApp da Ordem Pública, denúncias sobre esse tipo de crime podem ser feitas pelos telefones 153 (Guarda Municipal de Volta Redonda), 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) ou pelo WhatsApp da Polícia Civil: (24) 3339-2462.