SUL FLUMINENSE
As Câmaras de Vereadores da região estão sendo provocadas pelos Vicariatos Regionais a realizarem audiências públicas sobre o tema da Campanha da Fraternidade – Ecologia Integral. O pedido partiu do conselho de governo da Igreja católica, na orientação de Dom Luiz Henrique, bispo Diocesano da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda.
A primeira audiência aconteceu na Câmara de Volta Redonda, dia 22 de março e na sequência, de forma inédita nas Câmaras de Porto Real, Resende e Itatiaia, entre os dias 1 a 3 deste mês.
“Coroamos com êxito três audiências públicas inéditas nas cidades que compreende o Vicariato: Porto Real, Resende e Itatiaia. Na orientação do conselho de governo da Igreja, graças a Deus o ciclo de três audiências sobre o tema da campanha foi um sucesso. Agradeço aos vereadores Feliphe Paiva (Porto Real), Matheus Oliveira (Resende) e Bruno Diniz (Itatiaia), por terem junto com os colegas parlamentares, aberto as casas do povo para debatermos as agências socioambientais da região de Agulhas Negras”, enalteceu agradecido o Pe. José Antônio Perry, Vicariato Episcopal da região. Em Volta Redonda a convocação partiu do vereador Raone.
Nas audiências participaram bispo, padres, legisladores municipais, lideranças comunitárias, representações das Pastorais Sociais, das secretarias de meio ambiente e da Educação, das cooperativas de tratamento de resíduos, da OAB de Resende e do MEP em Volta Redonda.
“A terra geme de dor, está com febre, precisamos juntos trabalharmos na recuperação e proteção do que resta das matas, rios e afluentes”, alertou Pe. Juarez Sampaio, do Vigário Episcopal para Dignidade da Pessoa e Ambiente, durante suas preleções nas audiências, que participou, representando o Dom Luiz Henrique.
O debate e ações continuarão com a realização de encontro regional com os secretários de meio ambiente. Além disso, vão debater sobre as questões levantadas relacionadas ao tratamento de resíduos (coleta seletiva e queima de pneus) e saneamento básico (falta de água e tratamento de esgoto); criação das brigadas contra incêndios na região Sul Fluminense; criação da Frente Parlamentar sobre a Ecologia Integral.