PORTO REAL
Uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal debateu assuntos relacionados à segurança nas escolas nesta quinta-feira, dia 4. A reunião, idealizada e conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara, vereador Elias Vargas (PRTB), teve como objetivo propor novas medidas que garantam mais segurança e proteção aos alunos e profissionais de escolas públicas e privadas da cidade.
Participaram do encontro, os vereadores Diego Graciani e Juan Pablo da Silva, ambos do Cidadania; Fernanda Emerenciano e Henry de Carvalho, ambos do PDT; Luís Fernando da Silva, o Fernando Beleza e Renan Márcio de Jesus Silva, os dois do PSD; além do prefeito Alexandre Serfiotis; a secretária e subsecretária de Educação, Maria Madalena e Giovana Oliveira, respectivamente; secretário de Ordem Pública, Jorge Porto; o tenente Rodrigo Soares do 37º Batalhão da Polícia Militar; a policial Civil Paula Mourão, representante da 100ª Delegacia de Polícia (DP), o conselheiro tutelar Yuri Willon e Dr. Anderson de Souza, representando pais e responsáveis de alunos.
Durante o debate, que teve quatro horas de duração, o Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, teve a oportunidade de apresentar todas as ações adotadas atualmente para garantir proteção e segurança no ambiente escolar. Pais e responsáveis também tiveram a oportunidade de apresentarem suas queixas e descontentamentos. Gestores de escolas públicas e privadas também se posicionaram e contribuíram com críticas e sugestões. O fácil acesso de pessoas ao interior das unidades escolares foi uma das questões mais comentadas pelos presentes e que será cuidadosamente avaliada pelo governo municipal.
Na abertura, a secretária de Educação, Maria Madalena Ferreira, destacou o apoio dos responsáveis na segurança escolar, percebendo os sinais que os estudantes apresentam fora do ambiente escolar. “Temos no município trabalhos psicológicos e socioemocionais, desenvolvidos desde o atendimento infantil à Educação de Jovens e Adultos, porém é primordial a participação da comunidade escolar. Quero também destacar esse trabalho em conjunto dos setores Legislativo, Executivo e Judiciário, que em comum acordo buscam sanar os problemas encontrados na nossa rede”, explicou Maria Madalena. Já a subsecretaria de Educação, Giovana Oliveira elucidou as Ações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar desenvolvidas pela Secretaria. Ela demonstrou atividades realizadas através das cartilhas de segurança desenvolvidas pelo MEC; o trabalho e a disponibilização do documento de Controle da Ronda Escolar (parceria com a Guarda Civil Municipal, bem como, a Patrulha Escolar (parceria com a Polícia Militar).
Giovana também abordou as palestras de Combate ao Bullying, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), os canais de comunicação entres os agentes e Diretores das redes de Porto Real e Quatis, as reuniões entre agentes de segurança e os gestores, além do trabalho e as orientações aos Vigias Escolares.
O prefeito Alexandre Serfiotis reforçou que essa é uma preocupação nacional, que vai desde o maternal até o Ensino Superior, e que precisa ser tratada com celeridade e eficiência. “Temos mais de 3600 crianças na rede municipal, e por isso, vamos pensar e aplicar soluções nas mais diversas áreas, seja no transporte escolar, dentro das salas ou fora dela. Nosso compromisso é em garantir a segurança à comunidade escolar e não iremos poupar esforço para isso”, Serfiotis.