Câmara entrega medalhas em alusão ao Dia da Consciência Negra  

0

BARRA MANSA

Medalhas e diplomas a cidadãos que trabalham diariamente a inclusão social e racial foram entregues durante sessão solene na noite de quinta-feira em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A sessão foi realizada no Palácio Barão de Guapy pela Câmara de Vereadores, celebrou ainda um momento de resistência e conscientização sobre a necessidade de políticas públicas que diminuam a desigualdade racial. Diversas pessoas estiveram presentes, além de representantes de movimentos sociais, da vice-prefeita Fátima Lima, da presidente do COMUPIR, Silvana Maria Almeida de Carvalho, e do gerente de Promoção pela Igualdade Racial de Barra Mansa, Walmiro Fabiano Júnior.

O ex-vereador e atual subsecretário de Meio Ambiente, Cláudio José da Silva Cruz, o Baianinho recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares. A Medalha de Mérito Maria Sacchi foi concedida a Rosângela Nogueira, conselheira do COMUPIR e coordenadora do acolhimento de menores de Barra Mansa. Vanete Maria Santos Andrade, que realiza atendimento espiritual e trabalho social em seu terreiro, foi homenageada com a Medalha de Mérito Thereza de Benguela. O Mestre Coquinho, instrutor do Grupo Abadá Capoeira e responsável por projetos culturais no CIEP 493, localizado no bairro Vista Alegre, recebeu a Medalha de Mérito Escrava Maria Moçambique.

Os mestres Vinte e Um e Tatu receberam o diploma de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido por meio da capoeira. A professora e pedagoga, Maria das Graças Silva Almeida, também foi homenageada com o diploma por seu trabalho profissional, social e religioso. O comunicador e ativista cultural,  Tico Balanço, foi homenageado com o diploma ao mérito por toda sua trajetória.

Vereador Marcelo Borges e os homenageados Cláudio Cruz e Silvana Maria

Em nome dos homenageados, Tico Balanço falou que o evento pode até não parecer importante, mas para os homenageados foi um momento ímpar. “Nós estamos aqui para reafirmar nossa posição na sociedade. A gente quer ressaltar a atuação de cada um para tornar a sociedade mais justa e igual para todos. E, gostaria de destacar a intervenção do vereador Luís Antônio Cardoso para que o espaço da Beira Rio, ao lado da câmara municipal,  recebesse o nome de Dona Paula Francisca de Jesus, uma grande negra que lutou pela cultura de Barra Mansa”, declarou Tico Balanço.

Já em nome dos vereadores, Gilson de Assis Lopes (PSDB) falou que é essencial conscientizar a população a respeito da importância dos negros para a construção de país e da identidade cultural e social. “Estudos comprovam que a violência contra a população negra é maior. Há ainda a disparidade salarial entre negros e brancos. Isso é fruto de um racismo velado, pois pouco se fala cobre o assunto”, afirmou Gilson.

Para o presidente da câmara, vereador Marcelo Borges, é preciso lutar contra todo tipo de preconceito existente.

Vereador Paulo Chuchu e Tico Balanço

Maria das Graças Silva e o vereador Wellington Pires

Meste Vinte e Um e vereador Gilmar Lelis

Wlamiro Fabiano, Vanete Maria e o vereador Gilson de Assis

Mestre Tatu e vereador Gustavo Gomes

 Vereador Elias Barbosa e Mestre Coquinho

Deixe um Comentário