Câmara dos Deputados debaterá se aumenta número de parlamentares ou redistribui vagas entre estados

Por Carol Macedo
41 politica câmara dos deputados debaterá se aumenta número de parlamentares ou redistribui vagas entre estados kayo magalhãescâmara dos deputados

BRASÍLIA

Neste semestre, uma das propostas a serem discutidas na Câmara dos Deputado é a que ajusta o número de integrantes das bancadas estaduais e Distritos na Casa. Dependendo de como for analisada, a proposta já valeria para a legislatura que terá início em 2027, observado o Centro Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No ano de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o número de deputados de cada estado deve ser revisto, em razão do Censo de 2022. O tribunal determinou que o Congresso Nacional edite, até 30 de junho deste ano, uma lei revisando a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada estado.

Já foi sinalizada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a intenção de construir um acordo com o STF para aumentar o número de deputados federais. Pela sugestão de Motta, a Casa passaria a ter mais 14 deputados federais, além dos atuais 513, totalizando 527.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) emitiu uma projeção com novas estimativas do Censo 2022 alterando a composição de 14 estados, sete ganhariam cadeiras e sete perderiam.

Quem perderiam vagas seriam Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Sul (2), Piauí (2), Paraíba (2), Bahia (2), Pernambuco (1), e Alagoas (1).

Ganhariam vagas: Santa Catarina (4), Pará (4), Amazonas (2), Ceará (1), Goiás (1), Minas Gerais (1), e Mato Grosso (1).

Proposta em discussão 148

O Projeto de Lei Complementar 148/23, em tramitação na Câmara, propõe a redistribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados com base na atualização populacional fornecida pelo IBGE. O texto determina que a nova configuração das bancadas estaduais e do Distrito Federal seja anunciada no ano anterior às eleições.

O autor da proposta, deputado Pezenti (MDB-SC), defende que a redistribuição traz mais equilíbrio federativo e critica a criação de novas vagas. “Aumentar o número de deputados é um desrespeito ao cidadão brasileiro”, afirma. Segundo ele, a migração populacional entre estados não foi acompanhada por uma atualização do número de representantes. “Santa Catarina, por exemplo, teve um grande crescimento populacional e deveria ter mais quatro cadeiras”, argumenta.

A proposta enfrenta resistência de parlamentares como o deputado Átila Lira (PP-PI), cujo estado perderia duas vagas. Lira defende que a solução seria ampliar o número total de parlamentares, sem reduzir cadeiras de nenhum estado. Ele sugere que ajustes orçamentários, como o congelamento de verbas de gabinete e a reorganização de despesas, garantam a responsabilidade fiscal sem comprometer a representatividade.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos