Câmara de Vereadores entrega Moção durante a Semana Vinicius de Moraes

0

ITATIAIA

Durante a Semana Municipal do Artista Vinicius de Moraes, que é celebrada anualmente no dia 19, a Câmara de Vereadores promove na quinta-feira, dia 18, entrega de Moção de Aplausos ao ator, produtor cultural e publicitário, André Luiz de Paiva Whately. A solenidade acontece a partir das 19 horas, na Casa de Cultura, situada no Centro da cidade.

A Semana Municipal Vinícius de Moraes que será comemorada anualmente no dia 19 de outubro – aniversário do saudoso poeta. Diplomata, jornalista, dramaturgo e compositor-, será realizada pela Prefeitura com apoio da Câmara de Vereadores, em atendimento a Lei de autoria do vereador José Fernando de Faria, o Zezinho Penepão (MDB).

Durante a Semana Municipal do Artista Vinicius de Moraes, será promovida a divulgação de trabalhos realizados nas diversas modalidades artísticas, que são características do movimento Bossa Nova e MPB, podendo ser oferecidas oficinas, debates, palestras, estudos, reuniões, seminários, workshops, danças, artes plásticas, apresentação musical e teatral, varal de desenhos, pinturas, redações e poesias, visando propagar a cultura da Bossa Nova e MPB como ferramenta de integração social. As atividades ocorrerão em espaços públicos municipais, característicos de manifestações artísticas, adequados ao seu desenvolvimento, ou ainda em escolas, Casa da Cultura, Associação de Moradores e/ou Centros Sociais. “Desde a adolescência e durante vários anos, Vinicius de Moraes, buscou Itatiaia como um refúgio para compor e relaxar com os amigos. Valorizar um dos maiores ícones da música e da literatura brasileira, que este ano comemoraria 105 anos, destacando suas obras que ainda são lembradas e reproduzidas em várias partes do mundo é um dos objetivos da Lei”, disse o vereador Zezinho Penepão, ressaltando que o objetivo é fomentar e promover a conscientização da população sobre o artista. “Valorizar este poeta que valorizou a Bossa Nova e a MPB, além de proporcionar a integração social entre jovens e apreciadores desta modalidade, através das manifestações artísticas e culturais em espaços diversos, com o apoio do Poder Público. Por sua grande importância nacional e internacional e por alcançar com suas obras tanto o público adulto quanto o infantil que apresentamos com orgulho esta homenagem ao artista Vinícius de Moraes”, completa.

HOMENAGEM

A entrega de Moção de Aplausos ao ator, produtor cultural e publicitário, André Luiz de Paiva Whately, acontece no dia 18, a partir das 19 horas, na Casa de Cultura, situada no Centro da cidade. “A honraria será entregue a André Whately pelo exemplo de talento, seriedade e comprometimento no exercício de suas atividades artísticas, e ainda pelo fato de sua pesquisa, roteiro, direção e atuação por 25 anos  com o espetáculo ‘Vinicius de  Morais… É demais!’, destacando-se pelo país e de relevante importância neste município. Também será uma Homenagem Póstuma a Vinicius de Moraes, na ocasião da passagem  dos 105 anos e pelo exemplo de talento e de seriedade no exercício de suas  atividades, e, ainda, pelo fato de ter escolhido Itatiaia, desde  a adolescência,  como um refúgio e fonte de inspiração para escrever parte significativa da sua obra literária, reconhecida no Brasil e no exterior, o que  é motivo de grande orgulho para o município”, explica o parlamentar.

Além da entrega de Moção, também acontece, nesta quarta-feira, dia 18, às 19 horas, a exibição da peça teatral “Vinicius de Moraes é Demais” apresentada por André Whately, na Casa de Cultura.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !