RESENDE/ITATIAIA
A Câmara de Vereadores e a prefeitura de Itatiaia deverão firmar, na próxima semana, uma parceria com o 37 º Batalhão da Polícia Militar (BPM) visando a manutenção da frota de veículos da 2ª Companhia que é responsável pelo policiamento ostensivo de todo o município. A medida foi tomada após uma reunião realizada na manhã de ontem, entre os vereadores peemedebistas Vander Leite Gomes, Andrea de Carvalho Jardim, a Andrea do Dilino, Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira e Cristian de Carvalho; Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho e João Márcio Albino da Silva, ambos do PRB; além de Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos (PSD), José Adelson Rodrigues, o Toroca (PSB) e Leonardo Seixas (PP); e o vice-prefeito Sebastião Mantovani, o Jabá (PDT) com o comandante do 37º BPM, tenente coronel Rogério Jackes da Silva, o comandante da 3ª Secção de Planejamento Estratégico da Polícia Militar, major Rubens Lúcio do Vale.
Município ajudará na manutenção de viaturas e divulgação do Disque Denúncia
A reunião, que aconteceu na sede do Batalhão, no bairro Campo de Aviação, em Resende, foi agendada pelo vereador João Márcio a pedido de todos os parlamentares, após a sequência de assaltos, furtos e homicídios registrada nos últimos dias no município. “Pedimos que fosse agendada o encontro para sabermos qual a demanda da Polícia Militar dentro do nosso município para fazermos uma parceria em prol da comunidade de Itatiaia. Junto com os Poderes Legislativo e Executivo queremos somar forças visando a melhoria da segurança pública”, explicou o parlamentar.
“Viemos aqui conversar com o comando da Polícia Militar devido ao aumento da criminalidade em nosso município. A nossa missão é saber o que a Câmara de Vereadores pode ajudar para que a criminalidade retroceda porque as famílias de Itatiaia estão assustadas”, disse a vereadora Andrea do Dilino, completando que somente na semana passada foram vários casos de assassinatos e outras ocorrências policiais.
O presidente da Câmara de Vereadores, Vander Leite Gomes, lembrou que existe uma cobrança dos munícipes junto aos Poderes Legislativo e Executivo quanto os últimos acontecimentos ocorridos na cidade. “Devido o aumento da criminalidade em Itatiaia que é uma cidade muito pequena e todos se conhecem é natural que ocorra uma cobrança da população. Ainda mais pelo fato de que uma hora para outra começou um envolvimento do tráfico de drogas na cidade e com o recrutamento dos jovens. Hoje estamos vendo nas matérias dos jornais que os jovens estão envolvidos em assassinatos, roubos e tudo em função do tráfico de drogas”, comentou Vander.
“Estamos aqui para oferecermos parcerias. Nós entendemos as dificuldades da Polícia Militar no que diz respeito a quantidade de efetivo e de viaturas para circularem pelo município. Estamos aqui passa levantar o que a Polícia Militar está precisando para ajudar na melhoria da segurança pública. Nosso intuito é de buscarmos parcerias junto ao executivo e a iniciativa privada”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Vaninho.
DEMANDA
Durante quase duas horas, os parlamentares conversaram com o comandante Rogério Jackes e o major Lúcio. Eles explicaram que a maioria dos crimes que estão ocorrendo em Itatiaia e nos municípios de Resende, Porto Real e Quatis, de abrangência do 37º Batalhão da Polícia Militar está relacionada com o tráfico de drogas. “O que observamos nas ocorrências que são registradas boa parte são relacionadas ao tráfico de drogas, que acaba fomentando os roubos, furtos e os assassinatos. Além disso, eles acabam utilizando os jovens para trabalharem para a venda de entorpecentes”, informou Jackes, comentando que a Polícia Militar vem trabalhando para coibir a venda de drogas.
O comandante aproveitou o encontro e falou sobre a possibilidade de uma parceria para a manutenção da frota utilizada no patrulhamento no município. Segundo ele, estão com quatro veículos para o patrulhamento constante de toda a cidade. “E desde o ano passado, não foi renovado o contrato de manutenção das viaturas da Polícia Militar no Estado. Este contrato de manutenção está em processo de licitação e a previsão é de que seja concluído até o final do ano. Com isso, cada Batalhão tem dado o seu jeito para que as viaturas não parem”, destacou
Após a reunião, os vereadores e o vice-prefeito Sebastião Montavani, se prontificaram em concretizar uma parceria entre o Poder Público e a Polícia Militar para realizar a manutenção da frota de veículos utilizada nos serviços de patrulhamento em Itatiaia. O convênio deverá ser assinado na próxima terça-feira, durante encontro na Câmara de Itatiaia. “Vamos formalizar todo o trâmite para firmarmos esta parceria e já no próximo encontro, na próxima terça-feira, formalizaremos esta parceria para a manutenção destes quatro veículos”, disse a vereadora Andréa do Dilino.
O vice-prefeito Sebastião Montovani, o Jabá, disse que a prefeitura está disposta a contribuir com a Polícia Militar para a melhoria da segurança pública. “Antes de vir para o encontro, recebi do prefeito Eduardo Guedes, uma recomendação de que a prefeitura quer contribuir para ajudar a coibir a criminalidade”, contou.
Além disso, tanto o Legislativo quanto a prefeitura vão estudar uma forma para que seja mais divulgado o número 3360-0112 do Disque Denúncia da Polícia Militar.