Câmara de Vereadores de Volta Redonda aprova criação de duas novas secretarias municipais

0

A Câmara de Vereadores de Volta Redonda aprovou na sessão de quinta-feira, 25, em segunda votação, a Mensagem 006/19 de autoria do prefeito Samuca Silva que cria mais duas secretarias municipais. Trata-se das secretarias de Captação de Recursos Especiais e de Segurança Pública. Com as novas secretarias, serão criados seis novos cargos, sendo dois secretários para as respectivas pastas, dois subsecretários e dois diretores. Os demais funcionários serão remanejados de outras secretarias.

A mensagem foi aprovada com 14 votos favoráveis e quatro contrários, com os vereadores Jari, Paulinho do Raio X, Rosana Bergone e Carlinhos Santana. Os parlamentares Tigrão e Laydson estavam ausentes e Dinho de licença médica. O presidente do Legislativo, vereador Edson Quinto (PR) ressaltou que o que se está criando é mais um instrumento de combate ao crime na cidade.

REGULAMENTAÇÃO

Já o vereador Granato, no início da votação, fez questão de destacar que o que ele votou foi a regulamentação da mensagem que eles já haviam aprovado na reforma administrativa, na ocasião aprovada, com o voto contrário do vereador Carlinhos Santana, oposição na Casa. “No início do ano passado nós votamos com o prefeito a reforma administrativa, então o que estamos fazendo agora é regulamentando estas secretarias. Destaco ainda que é muito pequeno o custo”, ressaltou o parlamentar.

O vereador Neném foi o único a propor uma emenda em que dizia que os membros da Secretaria de Segurança Pública deveriam ser membros da reserva das Forças Armadas, da Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PM) ou do Corpo de Bombeiros. Porém, retirou a emenda por entender que a palavra reserva acabou por prejudicar a emenda.

JUSTIFICATIVA DO VOTO

O vereador Carlinhos Santana fez questão de justificar o voto contra, segundo ele, para não ser mal interpretado. “Quero que conste em ata senhor presidente que eu não sou contra a Secretaria de Segurança Pública. Na reforma administrativa, eu já havia votado contrário porque tinha uma pegadinha na mensagem e junto foi criado mais 21 subsecretários. Quero lembrar que no Rio de Janeiro teve intervenção militar, colocaram o exército na rua e não adiantou nada. Espero que não se esteja criando apenas dispersas para a população de Volta Redonda pagar a conta”, justificou Santana.

VOTAÇÃO NOMINAL

A votação foi nominal a pedido do vereador Paulinho do Raio X, que em primeira votação já havia apresentado voto contrário às duas secretarias, assim como os vereadores Carlinhos Santana e Jari. Já na votação de quinta-feira, a oposição contra a criação das secretarias foi ampliada com o voto da vereadora Rosana Bergone.

Após a aprovação, a mensagem retorna para Prefeitura de Volta Redonda  para que o prefeito sancione e passe a ter as secretarias.

A pauta da sessão de quinta-feira tinha ainda mais três mensagens para serem votadas, mas foi adiada por causa da Sessão Solene.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !