VALENÇA
Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (7), a Câmara de Vereadores de Valença aprovou, por unanimidade, a criação da Companhia de Desenvolvimento do Município de Valença – CONDEVALE.
De acordo com a proposta, enviada pelo prefeito Saulo Corrêa, a companhia será responsável pela integração e a participação efetiva do poder público e da sociedade no processo do desenvolvimento econômico de Valença. A companhia será instituída na forma de sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, com participação acionária e majoritária do Poder Público.
Na prática, a CONDEVALE terá a missão de promover ações que gerem desenvolvimento econômico para o município, principalmente no âmbito industrial, atraindo novas empresas, além de celebrar convênios e implantar projetos que possam expandir negócios e fortalecer a economia local.
O modelo já vem sendo aplicado por diversos municípios no estado, utilizando como exemplo a Codin – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – a qual atua como porta de entrada do Governo do Estado para desenvolver ações de expansão econômica no território fluminense. “Nossa missão com a companhia é projetar o município de Valença para o país, atraindo o interesse do empresário, ao mostrar que temos incentivos fiscais, qualidade de vida, boa logística e o espaço necessário para que as empresas possam expandir os seus negócios em nossa cidade. Junto a esta missão, também iremos alavancar o empreendedorismo e o fomento da mão de obra qualificada. Tenho certeza de que será um grande passo para o desenvolvimento de Valença”, explicou Saulo Correa.
O vereador Haroldo Filho ressaltou a aprovação da companhia para que Valença possa criar mecanismos que incentivem a geração de emprego e renda. “Todas as cidades desejam receber novas empresas. Mas, quando o empresário vai visitar terrenos para expandir o seu negócio, ele avalia uma série de questões, principalmente a organização daquele município e sua capacidade em lidar com os problemas estruturais. Por isso, a criação da companhia em Valença é uma ação muito importante tomada pelo governo, onde ele dá a resposta que quer se organizar e se tornar uma cidade competitiva perante as demais no Sul Fluminense”, explicou Haroldo.