BARRA DO PIRAÍ
A Câmara de Barra do Piraí pode passar por mudanças em sua futura legislatura devido a um processo envolvendo a Federação PSDB/Cidadania. A situação está relacionada à candidatura de Silvinha Psicóloga, que enfrenta acusações de não residir em Barra do Piraí, mas sim no município de Mendes, levantando assim dúvidas sobre o cumprimento da cota de gênero prevista na legislação eleitoral. O registro de Silvinha já teve algumas contestações judiciais e atualmente está em fase de recurso (nº 0600684-11.2024.6.19.0093).
No dia 17 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por unanimidade, manter o indeferimento de sua candidatura, seguindo a decisão anterior da Justiça eleitoral da cidade. A probabilidade agora é que o DRAP (Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários) da federação seja indeferido, devido a indícios de fraudes relacionadas à cota de gênero. Isso poderia resultar em uma troca de cadeiras na Câmara Municipal. Se o recurso não for aceito e a federação não conseguir comprovar o cumprimento da cota de gênero, a chapa PSDB/Cidadania poderá ser cassada, o que indicaria que a federação concorreu fora das regras eleitorais. Caso a cassação ocorra, o atual vereador Elves, que seria reeleito e da mesma federação, perderia seu mandato, que seria assumido pelo candidato Dr. Rodolpho, do partido AGIR.
Os envolvidos citados na matéria foram procurados, mas não foi possível contato até o fechamento desta edição. O jornal está aberto para posicionamentos.