AGULHAS NEGRAS
Assim como ocorreu no Dia D de Vacinação contra a Gripe, realizado no dia 12, com imunização aberta a todos os cidadãos dos grupos prioritários que são o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a última semana de maio é aberta para a imunização de todos os integrantes do público-alvo: gestantes, puérperas, idosos, professores das escolas públicas e privadas.
A vacina tem duração de um ano e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Na Região das Agulhas Negras, os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, estão mobilizados para atender seus habitantes, lembrando que as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.
Em Resende, a Secretaria de Saúde divulgou na sexta-feira, 25, que foram vacinados contra a gripe no município o total de 19.493 pessoas. O destaque negativo tem sido a baixa procura entre o grupo prioritário das gestantes e os menores de cinco anos. A vacinação ocorre no Centro Municipal de Imunização, no Centro e todos os postos de saúde do município. Em Itatiaia, o Centro de Imunização divulgou o total de 3.299 pessoas imunizadas até o momento, contra a gripe. A vacina é aplicada na Policlínica Municipal, no Centro, e nas Unidades de Saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal Jardim, também de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.
Na cidade de Quatis, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o total de 1.224 pessoas imunizadas, sendo 748 idosos. A meta é de imunizar 3.286 pessoas no município, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. O atendimento ocorre nos postos de saúde dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri, além das unidades básicas da zona rural e da Casa da Criança, no Centro.
Na cidade de Porto Real, a Secretaria de Saúde não informou o total de pessoas imunizadas contra a gripe, mas segue mobilizada com atendimento entre 8h e 17h, na Central de Vacinas, Policlínica do Bairro de Fátima, ESF Jardim Real, ESF Centro, ESF Freitas Soares, ESF São José, ESF Bulhões e no Ambulatório Saúde Mental, que fica ao lado da Escola Cruz e Souza no Jardim das Acácias.