Café Cultural movimenta estudantes da região

0

VOLTA REDONDA

Promover o debate do Patrimônio Histórico-Cultural foi o tema central do Café Cultural promovido pela Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, em parceria com o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). O evento aconteceu no último sábado, 24, no Auditório Sylvio Shad.

Estiveram presentes no evento mais de 200 pessoas para debater os temas, na manhã de sábado. Estudantes, professores, especialistas no assunto e membros da sociedade civil organizada participaram do momento.

Responsável pelo Setor de Patrimônio Histórico-Cultural Diocesano, o Padre Márcio Moraes destacou o engajamento da equipe na promoção do evento. “Foi uma alegria receber toda a comunidade para o Café Cultural. Os meses de preparação foram recompensados com o sucesso do evento. Agradecemos a todos que tornaram possível essa ação”, disse o Padre.

Estudante do curso de Engenharia de Produção, Ana Carolina Apolinário ressalta que o evento contribuiu para a formação profissional. “Através dos movimentos de comunicação, descobri o Café Cultural e realizei minha inscrição. Com esse evento, a principal contribuição na vida profissional, sobretudo, no campo da engenharia, é na prevenção e cuidado com os patrimônios das regiões onde atuamos”, revelou Ana Carolina.

“Nosso agradecimento a todos os colaboradores na realização deste evento. Valorizar e resgatar o patrimônio histórico de nossa diocese é enriquecedor. Conhecer nossa história para saber viver mais autenticamente o presente e todo o legado que recebemos de nossos antepassados, sem dúvidas, podemos destacar como o ponto principal do Café Cultural”, pontuou o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique.

1ª roda de conversa – “Cem anos de História Diocesana”

A primeira roda de conversa tratou sobre a história da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Durante 30 minutos, o tema foi abordado pelo Diácono Daniel Cezar e mediado pelo professor Paulo Célio. O palestrante comentou sobre os trabalhos dos Bispos que passaram pela Diocese, as ações marcantes e curiosidades sobre o assunto.

2ª roda de conversa – “O patrimônio é o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações”

O segundo tema foi abordado pela professora Isabel Rocha e mediado pelo professor Antônio Carlos. Durante a palestra, foram apresentadas as Igrejas históricas e o patrimônio Diocesano.

Apresentação do Coral da UGB

Ao final do Café Cultural, o Coral da UGB, sob regência do Maestro professor Antônio Carlos, contagiou os presentes com um vasto repertório da MPB.

Confira os registros: