ANGRA DOS REIS
Com o objetivo de incentivar a leitura, estimular a troca de informações e promover momentos de socialização entre os servidores aposentados o Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (AngraPrev), lançou o projeto ‘Café com Poesia – Eu leio, você lê, nós conversamos…’, cujo público-alvo são os servidores aposentados. O projeto é mais uma ação do Programa Núcleo de Convivência do AngraPrev.
O empréstimo dos livros será feito na recepção do Instituto, onde eles estão expostos. O servidor aposentado poderá ficar com o livro por um período de 30 dias. Mensalmente, será realizada uma edição do ‘Café com Poesia’, onde os leitores poderão, por meio de uma roda de conversa, socializar a leitura dos livros lidos e pegar novos exemplares para leitura.
De acordo com a presidente do AngraPrev, Luciane Rabha, informando que o projeto culminará, a partir do próximo ano, na realização de um Sarau Literário, em parceria com a Secretaria de Educação. “Todo dia de pagamento, realizamos um café da manhã aqui no AngraPrev. Muitas vezes, por não conviver mais com os colegas de trabalho, os aposentados se sentem sozinho. Nossa ideia é que eles possam socializar, por meio da leitura, com pessoas que fizeram parte de suas vidas de forma tão importante”.
O evento de lançamento foi prestigiado pela presidente do da Associação das Entidades de Previdências Municipais e do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj), Rosilane Brum Cler Cunha, que fez questão de parabenizar o AngraPrev pela iniciativa. “Muitas vezes, o aposentado fica desmotivado nesta etapa da vida e essa iniciativa ajuda a socialização. Além disso, com os livros conhecemos lugares que não temos acesso, nos identificamos com os personagens e temos assunto e argumento para o aposentado ser inserido na sociedade”, afirmou.