RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) promove a 74ª Olimpíadas Acadêmicas. Durante oito dias, os cadetes dos quatro anos do curso de formação de oficiais da Aman competirão em várias modalidades esportivas. A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira, dia 21, às 18h30min, no Estádio Mark Clark, na Seção de Educação Física da Aman. As competições, que ocorrem até o dia 28, são abertas ao público civil.
Segundo a Aman, mais de 1.600 cadetes estarão envolvidos nas competições, seja como atletas ou na logística do evento. No total, serão disputadas 14 modalidades: Atletismo, Aquathlon, Basquetebol, Esgrima, Futebol, Hipismo, Judô, Natação, Orientação, Polo Aquático, Pentatlo Militar, Pentatlo Moderno, Tiro e Voleibol.
Na disputa entre os cadetes das Armas de Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Material Bélico, Comunicações e Intendência, está o Troféu Duque de Caxias. Já os cadetes do curso Básico, Intendência e Material Bélico duelam pelo Troféu Maria Quitéria. Enquanto isso, os cadetes das Companhias do curso Básico disputarão o Troféu Agulhas Negras. “Além das medalhas e do lugar mais alto do pódio, as melhores equipes garantem o passaporte para a Navamaer 2025, a competição desportiva que reúne a Escola Naval, a Aman e a Academia da Força Aérea”, informou a Seção de Comunicação Social da Aman.
Participação Especial
Este ano, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o coronel da reserva Marco La Porta, que comanda a entidade durante o ciclo olímpico Los Angeles 2028, participará da 74ª Olimpíadas Acadêmicas. La Porta estará na Aman na próxima segunda-feira, dia 24, quando participará das atividades desportivas e dará uma palestra ao Corpo de Cadetes.
História das Olimpíadas Acadêmicas
A Olimpíada Acadêmica é disputada desde a década de 1940, nas competições que ocorriam no programa desportivo semanal, quando eram disputados pelos Cursos das Armas e do Serviço de Intendência, o Troféu Duque de Caxias e pelas subunidades do Curso Básico, o Troféu General Sampaio. Este modelo de competição seguiu até 1951. No ano seguinte, mudou para a Semana Olímpica da Aman, que na edição seguinte, em 1960, passou a ser chamada de Olimpíada Acadêmica.