Cadastramento biométrico em Barra Mansa pode ser feito mesmo sem convocação de obrigatoriedade

0

BARRA MANSA

O município não está na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o cadastramento obrigatório biométrico. Porém, os dois cartórios existentes, 91º e 94ª, estão chamando os eleitores para esse cadastramento até para evitar filas futuras quando o mesmo for obrigatório. E o procedimento é simples. Basta apenas levar documento de identificação com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua). Estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que tiveram a biometria validada nas urnas nas últimas eleições, graças à importação dos dados biométricos do Detran-RJ para o cadastro da Justiça Eleitoral. O mesmo vale para aqueles que já fizeram a coleta biométrica na Justiça Eleitoral.

Os eleitores precisam se dirigir ao Fórum de Barra Mansa e procurar a zona eleitoral a qual pertencem. Se preferirem, podem agendar o atendimento pelo próprio site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000.

LOCAIS OBRIGATÓRIOS

No estado do Rio, 18 municípios estão realizando o cadastramento biométrico obrigatório (revisão eleitoral). Nessas cidades, 452.051 eleitores (47,8% do eleitorado local) ainda não fizeram o procedimento. Quem não comparecer ao cartório eleitoral para realizar a biometria até o final do prazo terá o título cancelado, ficando impedido de votar nas eleições municipais de 2020. “A biometria evita fraudes, uma vez que as digitais são únicas, tornando impossível o eleitor se inscrever mais de uma vez, assim como votar no lugar de outro”, explicou. “Os dados do cadastro ficam tão confiáveis que serão o embrião do Documento Nacional de Identidade”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Santos de Oliveira.

A partir de agosto, a obrigatoriedade será estendida a outras 17 localidades, onde 386.045 eleitores (52,64% do eleitorado local) precisam fazer a biometria.

BIOMETRIA OBRIGATÓRIA NA REGIÃO

No Sul Fluminense, está acontecendo o cadastramento obrigatório nas cidades de Engenheiro Paulo de Frontin (até 22 de setembro), Mendes, Rio Claro e Vassouras (até 1º de dezembro). No dia 2 de agosto começa o período obrigatório para as cidades de Comendador Levy Gasparian, Porto Real e Quatis. O prazo nessas cidades segue também até 1º de dezembro.

 

Deixe um Comentário